Lençóis Paulista, 19 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Arborização urbana é tema de capacitação
16/03/2018 08h51

Arborização urbana é tema de capacitação

Na quarta-feira, 14, 4 servidores da Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente envolvidos com os serviços de arborização urbana, e o interlocutor de Lençóis Paulista, Helton Damacena, participaram de uma capacitação sobre o tema no município de Macatuba. O curso foi organizado por articulação intermunicipal entre os municípios Araraquara, Boraceia, Borebi, Iacanga, Lençóis Paulista, Macatuba, Pederneiras, Piratininga, Reginópolis e Torrinha. Lençóis Paulista havia sediado evento semelhante no mês de fevereiro.

O conteúdo da capacitação apresentou temas importantes para os técnicos e profissionais das prefeituras, como: Biologia e ecologia das árvores, palestra ministrada pela bióloga da Prefeitura Municipal de Pederneiras, Mayara Arena; Legislação e normatização de manejo de espécimes arbóreas, apresentado pelo biólogo da Prefeitura Municipal de Macatuba, Antônio Carlos Perucci Jr.; e Técnicas e boas práticas de poda, apresentada pela engenheira agrônoma Edéria Pereira Gomes Azevedo, da Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista. Após as palestras todos os participantes acompanharam a parte prática de poda em árvores, com supervisão do engenheiro agrônomo Fábio Scalize, da Prefeitura Municipal de Araraquara.

No período da tarde foi feita demonstração de como é realizado o serviço de tomografia de árvores, por profissional da empresa AGM Ecológica, e práticas de poda em altura (modalidade de escalada), pela empresa PlantCare.

Ao final da capacitação todos os participantes receberam certificados para fins de comprovação, sendo que a ação será apresentada ao Programa Município Verde Azul como uma das ações da diretiva Arborização Urbana, na qual os municípios devem realizar anualmente a ação de “Capacitar e treinar profissionais da estrutura municipal envolvidos com a arborização urbana”. O curso teve carga total de oito horas.