Lençóis Paulista, 18 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Ação da Diretoria do Meio Ambiente aborda a importância do solo
07/03/2018 15h39

Ação da Diretoria do Meio Ambiente aborda a importância do solo

Participantes do encontro receberam material informativo ao final das palestras

Tendo em vista as ações do Programa Município Verde Azul, sobre a diretiva Uso do Solo, a Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente promoveu na sexta-feira, 2, ação com a temática: “Fragilidades e Potencialidades do Uso do Solo”.

A ação envolveu o público da educação ambiental não formal, ou seja, ocorreu fora do âmbito escolar com cerca de 30 funcionários da empresa agrícola Luiz Pereira de Barros e outro, na Fazenda Boa Vista, área rural de Lençóis Paulista.

O educador ambiental Helton Damacena, e o engenheiro agrônomo Wagner Boso, da Casa da CATI, Casa da Agricultura de Lençóis Paulista, ambos membros do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema), realizaram uma palestra em que foram explanadas a importância do solo, com definições básicas sobre a formação do solo, benefícios para a produção de alimentos, importância da vegetação para o solo e relação com a qualidade da água para absorção, que abastece nossos mananciais, nascentes e aquíferos. Por outro lado, também foram explanados os problemas causados principalmente pela má conservação, como erosões, assoreamentos, deslizamentos de encostas, ocupação indevida, e poluição, entre outros, que põem em risco o solo, uma das nossas maiores riquezas naturais e essenciais para a vida.

Ao final da apresentação, todos receberam um material informativo sobre o solo e boas práticas para a conservação, como a agrofloresta, terraceamento, curvas de nível, manutenção da vegetação nativa e/ou restauração ecológica, e compostagem de resíduos orgânicos, entre outras medidas importantes. A ação será repetida a partir de abril com outros públicos.