Lençóis Paulista, 19 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Equipe do CREAS realiza abordagem social
07/03/2018 12h02

Equipe do CREAS realiza abordagem social

Trabalho foi realizado nessa terça-feira junto ao moradores em situaçao de rua próximo ao Shopping

A equipe técnica do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) realizou nessa terça-feira, 6, mais uma etapa do Serviço Especializado em Abordagem Social, que faz parte da Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais. O trabalho é realizado a cada quinze dias pela equipe técnica de Abordagem Social, composta pelas assistentes sociais Elisabete Moia Reales e Silvana dos Santos Pimenta e pelo psicólogo Anderson dos Santos.

O Serviço Especializado em Abordagem Social é caracterizado por ações de busca ativa que identifique, nos territórios de cada município, a presença de situações de risco pessoal e social, provocadas por violação de direitos, como trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, situação de rua, uso de crack e outras drogas.

A equipe utiliza como estratégia a escuta qualificada e a construção de vínculo de confianças com pessoas e famílias em situação de risco pessoal e social. Em Lençóis Paulista, o serviço é voltado para atender as pessoas sem moradia, com vínculos familiares rompidos e que se encontram instaladas nos espaços públicos – praças, shopping – e que precisam de atendimentos nas áreas de Serviço Social, Saúde, Educação entre outros. “Buscamos a construção do processo para a saída da rua, possibilitando condições de acesso à rede de serviços, promovendo ações para a reinserção familiar e comunitária”, lembra o psicólogo Anderson dos Santos.