Lençóis Paulista, 26 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Diretoria de Meio Ambiente tem programação especial em março para celebrar a água
06/03/2018 10h33

Durante a programação serão abordadas medidas importantes para uso racional da água.

A Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com o Serviço Autônomo de Água e Esgotos (SAAE) e Diretoria de Educação, tem planejado ações voltadas para marcar o mês da água. O Dia Mundial da Água é celebrado em 22 de março. A data foi proclamada na Eco-92, na Conferência Mundial do Meio Ambiente no Rio de Janeiro. No entanto, o Dia Mundial da Água também está incluído na Lei Municipal nº 3976/2009, que fixa o calendário de datas comemorativas do meio ambiente.

As ações se estendem durante todo o mês e incluirá visitas educativas ao Parque do Paradão, às margens do Rio Lençóis, para abordar os temas preservação da água e importância da mata ciliar, sendo este curso d'água o principal manancial de abastecimento público superficial para a população de Lençóis Paulista. Serão abordadas também medidas importantes para uso racional da água.

A ação programa visita à Estação de Tratamento de Água (ETA) do SAAE para que os alunos conheçam o sistema de captação e tratamento da água, que é distribuída para 50% da população urbana, enquanto que outros 50% são abastecidos por poços artesianos ou fontes de águas subterrâneas, sendo estes poços monitorados pelo SAAE. Tudo será acompanhado pelo educador ambiental Helton Damacena, e pela bióloga Milena Guirado Coneglian.

Também estão previstas visitas ao Centro de Educação Ambiental, na Estação de Tratamento de Esgotos do SAAE, com participação de agentes comunitários de saúde dos bairros Cecap e Vila Maria Cristina. Paralelamente a essas visitas haverá ações de educação ambiental na nascente municipal modelo, localizada na Área de Preservação Permanente (APP) do Córrego da Prata, segundo maior curso d'água que corta a área urbana e um dos principais afluentes diretos do Rio Lençóis. Será feita em sala de aula a introdução sobre o tema da preservação das nascentes e seu entorno, e em seguida os alunos irão até a nascente modelo e percorrerão toda a APP do Córrego da Prata até o Parque do Povo.

Já no dia 24 de março, em parceria da Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente com Escola Estadual "Vera Braga Franco Giacomini" e Instituto Nossa Terra, será realizada a segunda “Caminhada Pela Sustentabilidade - Foco em proteção de nascentes”.

Toda comunidade está convidada a participar desta ação ambiental para preservação das nascentes do Córrego da Prata, localizadas no percurso da APP entre o bairro Cecap e Jardim Príncipe, onde será feito um mutirão para coleta do lixo depositado irregularmente.

Outras ações também estão previstas, como palestras sobre o uso do solo e importância para a água; campanhas educativas sobre coleta seletiva para evitar poluição da água por resíduos sólidos, e passeio ciclístico do Dia Mundial da Água, promovido pela Diretoria de Esportes. As ações do projeto “Ler no Ninho”, da Diretoria de Cultura, também serão voltadas para o tema Água, no Centro de Educação Ambiental e Espaço Cultural.

As ações de educação ambiental requerem cada vez mais o envolvimento dos cidadãos, para que obtenham o resultado positivo com relação a preservação da água, recurso natural imprescindível para a vida.