Lençóis Paulista, 19 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Comdema define programação para o mês de março
01/03/2018 09h00

Comdema define programação para o mês de março

Reunião do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente apresentou ações de educação ambiental para o mês março

Em reunião na terça-feira, 27 de fevereiro, o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) definiu diversas ações importantes a serem desenvolvidas, mostrando a efetividade do conselho, que tem representatividade paritária (governo e sociedade civil) e caráter deliberativo para tomada de decisões sobre as questões ambientais de Lençóis Paulista. A criação de uma nova resolução para a logística reversa de pneus inversíveis, ou outros resíduos, foi uma das medidas importantes da reunião. A resolução definirá sobre destinação de resíduos e como será feita em nosso município.

A formulação de uma ação que deverá ser executada pelos próprios membros será de levar a prestação de serviços oferecidos pela Diretoria de Meio Ambiente até o público do Varejão Municipal, no domingo, 18, das 8h às 11h. Serão oferecidos os serviços de orientação e educação ambiental para a coleta seletiva municipal e destinação de diversos tipos de resíduos, inclusive com arrecadação dos recicláveis gerados no varejão, que poderão ser destinados a Cooprelp/Adefilp. Além disso, será feita doação de mudas de árvores do Viveiro Municipal para os proprietários rurais, para recomposição de matas nativas e proteção de nascentes, ou para os munícipes na área urbana, com mudas de árvores indicadas para calçamento e composição da arborização urbana. A partir de março uma nova logomarca identificará o Comdema de Lençóis Paulista e deverá ser usada em todas as ações.

Aos presentes à reunião, foi dado ciência da participação do prefeito Anderson Prado em reunião do Comitê de Bacia Tietê-Jacaré, ocorrida em 18 de dezembro de 2017, bem como a participação do funcionário Fábio José Esguicero, da Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente.

Foram apresentadas ainda as ações de educação ambiental previstas para o mês de março, sendo no dia 22 celebrado o Dia Mundial da Água. Porém, as ações se estenderão durante todo o mês de março com visitas ao Parque do Paradão, SAAE, Nascente Modelo e Caminhada pela Sustentabilidade, com foco na proteção de nascentes em parceria com a Escola Vera Braga, Instituto Nossa Terra, empresas e população.

As ações previstas nas diretivas do Programa Município Verde Azul também estão sendo desenvolvidas pela Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente, e envolve outros temas como salvaguarda da biodiversidade, queimada urbana, gestão participativa na arborização urbana, mobilização para a coleta seletiva, potencialidades e fragilidades do uso do solo, além do Programa Municipal de Educação Ambiental fixado por Lei nº 4989/2017.

Ao final da reunião, a coordenadora do Meio Ambiente Edéria Pereira Gomes Azevedo ainda apresentou o projeto da futura rodoviária, que tem o paisagismo em fase de implantação com plantio de palmeiras e gramas.