Lençóis Paulista, 23 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / No Dia de Lençóis e da Educação, temos muito o que comemorar
27/04/2011 14h20

No Dia de Lençóis e da Educação, temos muito o que comemorar

Em 28 de abril, quando comemoramos mais um aniversário de emancipação político-administrativa de Lençóis Paulista, celebramos também outra importante data: o Dia da Educação. E felizmente Lençóis Paulista tem muito o que comemorar quando o assunto é avanços nesse setor.

Temos que comemorar o grande investimento em capacitação dos educadores da Rede Municipal de Ensino, com um Programa de Formação que contempla a todos os educadores, de forma direta ou indireta.

Temos que comemorar a ampliação da jornada dos professores (de 30 para 40 horas no Ensino Fundamental, e de 25 para 35, no Ensino Infantil), o que significa mais tempo para o professor planejar suas aulas, trabalhar com a aceleração de aprendizagem com os alunos, atender os pais e participar dos programas de formação, os quais, aliás, são oferecidos durante os horários de serviço.

Temos que comemorar o nosso avanço no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), o principal indicador do País para apontar a qualidade da Educação, cuja avaliação ocorre a cada dois anos. Nas séries iniciais do Ensino Fundamental, nosso índice subiu de 5 em 2007 para 5,8 em 2009 (enquanto a projeção era de 5,3). Isso significa que já em 2009 a cidade atingiu, e até superou, a meta projetada para 2011 (5,7).

Temos que comemorar o ingresso do professor de creche: em Lençóis, as creches agora contam com professores para somar ao trabalho dos monitores. Assim, estamos dando total viés pedagógico também a essas entidades, no atendimento das crianças de zero a três anos, o que favorece a eficiente alfabetização.

Temos que comemorar os avanços no nosso programa de informática educacional, que não mais se preocupa em oferecer “aula de” informática, mas “aula com” informática. Um exemplo disso é o projeto-piloto realizado no ano passado na EMEF Profª Maria Zélia Camargo Prandini, no Jardim Júlio Ferrari, por meio do qual os alunos usam netbooks e software específico para estimular a aprendizagem da matemática. Por conta dos bons resultados do programa, neste ano essa iniciativa passa a ser ampliada para todas as escolas da cidade. Além disso, também acabamos de adquirir os netbooks para implantar laboratórios móveis nas escolas municipais: cada aluno terá na própria sala de aula um computador portátil à sua disposição – é mais oportunidade de trabalho para o professor; é mais estímulo à aprendizagem dos alunos.

Temos que comemorar a inauguração da nossa primeira creche que prestará também atendimento noturno, a Creche Maria Inez Crepaldi, no Jardim Maria Luíza. Temos que comemorar a inauguração da nossa ETEC “Cidade do Livro”, uma grande conquista.

E temos também que continuar trabalhando para garantir muitos outros avanços e resolver os gargalos ainda existentes, sempre sem perder o foco: o centro das atenções para definir nossas ações, o personagem principal dessa história, é sempre o aluno. As formações, o investimento em equipamentos e materiais pedagógicos e, assim, todas as políticas públicas adotadas, são pensados para favorecer o bom desenvolvimento educacional e pessoal das nossas crianças que hoje frequentam os bancos escolares mas que no futuro serão os profissionais e políticos de nossa cidade. (Luiz Eduardo Conti).

Na foto, Luiz Eduardo Conti, diretor de Educação de Lençóis Paulista