Lençóis Paulista, 23 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Meio Ambiente desenvolve ação educativa para prevenção de queimadas urbanas
26/02/2018 14h16

Meio Ambiente desenvolve ação educativa para prevenção de queimadas urbanas

O tema “Foco em Queimada Urbana” foi explanado pelo educador ambiental Helton Damacena

A Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente, com apoio das Diretorias de Cultura e Educação, desenvolveu uma ação de educação ambiental na quinta-feira, 22, no Centro de Educação Ambiental - Espaço Cultural “Cidade do Livro”, cujo o tema foi “Foco em Queimada Urbana”.

O tema, explanado pelo educador ambiental Helton Damacena, propõe sensibilizar os alunos para que conversem em casa com os pais e familiares sobre o problema da prática de queimadas dentro da área urbana, que envolve a limpeza de terrenos baldios, queima de lixo e resíduos.

A ação envolveu momento de interação no Centro de Educação Ambiental e, em seguida, foi apresentada uma palestra abordando os processos de exploração do meio natural e a prática de queimadas para o desenvolvimento da agropecuária e urbanização, tornando-se ao longo do tempo uma questão cultural.

Foram expostas as medidas de prevenção da prática de queimadas, que está diretamente ligada à educação ambiental junto a população, bem como os problemas decorrentes como a poluição do ar e prejuízo à saúde pública, uma vez que ocasiona problemas respiratórios nas pessoas.

Foram apresentadas também, medidas alternativas para evitar as queimadas urbanas, bem como a destinação correta de diversos tipos de resíduos, galhos, folhas, lixo doméstico, móveis velhos e restos de madeiras, com ênfase para a prática da coleta seletiva de recicláveis, ao invés da queimada destes resíduos. A limpeza de quintais e terrenos baldios também não devem ser praticada com uso de fogo, tendo em vista que se trata de crime ambiental, de acordo com a Lei 9.605/1998, e Lei Municipal nº 2.911/2001, estando o infrator sujeito à fiscalização que prevê notificações e multas. Em casos de maior proporção, os munícipes devem acionar o Corpo de Bombeiros pelo número 193. Para fixar a aprendizagem, os alunos desenvolveram desenhos relativos ao tema “Queimadas Urbanas”.

Participaram desta primeira ação os alunos do 4º ano B da EMEF “Esperança de Oliveira”, com a Professora Priscila Vandréa Camargo Duarte. A ação será replicada durante o ano para outras turmas, ou outros públicos de interesse, principalmente no inverno, período de estiagem. Essa ação será apresentada em relatório como arquivo comprobatório de ações da diretiva Qualidade do Ar, do programa município Verde Azul - ciclo 2018