Lençóis Paulista, 26 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Salvaguarda da biodiversidade é tema de educação ambiental
23/02/2018 09h44

Salvaguarda da biodiversidade é tema de educação ambiental

As crianças conheceram diversas espécies da fauna e de árvores nativas

A Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente, com apoio das Diretorias de Cultura e Educação, desenvolveu uma ação de educação ambiental na quinta-feira, 22, no Centro de Educação Ambiental - Espaço Cultural “Cidade do Livro”, cujo tema foi “A Importância e Necessidade da Salvaguarda da Biodiversidade”.

O tema, explanado pelo educador ambiental Helton Damacena, propõe sensibilizar os participantes sobre as ações que são realizadas para a proteção e conservação da fauna silvestre, da flora e da biodiversidade, principalmente ações desenvolvidas em Lençóis Paulista.

Como base conceitual foram definidos os temas de biodiversidade que se referem às diversas formas de vida existentes, sendo o Brasil um dos países com maior biodiversidade do planeta em seus biomas principais, sendo a Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga, Pantanal e Pampas com espécies características de vegetação e fauna (répteis, anfíbios, aves, mamíferos e peixes). As crianças conheceram diversas espécies da fauna e de árvores nativas. Por outro lado foram abordados os principais fatores que ameaçam a biodiversidade, como o desmatamento, queimadas, tráfico de animais, urbanização, produção da agricultura e pecuária, que colocam em risco de extinção de muitas espécies.

Também foi possível destacar a biodiversidade do Estado de São Paulo, sobretudo da região em que se encontra Lençóis Paulista, com destaque para a atuação da Base do Corpo de Bombeiros e Polícia Ambiental na salvaguarda da fauna. O Corpo de Bombeiros de Lençóis Paulista somente resgata animais em situação de risco, e nessas ocorrências os munícipes devem acessar o número 193, ou então a Polícia Ambiental.

Ainda foram mostradas fotos de animais resgatados em nosso município e seu devido encaminhamento, seja soltura em habitat, ou tratamento veterinário no CEMPAS (Centro de Medicina e Pesquisa de Animais Selvagens); CEVAP (Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos), ambos da Unesp de Botucatu, ou Centros de Empreendimentos de Fauna.

Ao final as crianças desenvolveram uma redação sobre tema exposto e visitaram o Jardim Sensorial e Mini Zoo de esculturas no Parque do Povo, como medida de fixar a aprendizagem.

Participaram desta primeira ação os alunos do 4º ano A na EMEF “Esperança de Oliveira”, com a Professora Silmara Cristina Guirotti Lopes. A ação será replicada durante o ano para outras turmas ou outros públicos de interesse. A ação realizada será apresentada em relatório como arquivo comprobatório de ações da diretiva biodiversidade do Programa Município Verde Azul - ciclo 2018.