Lençóis Paulista, 29 de Março de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Caged fecha 2017 como melhor dos últimos cinco anos para Lençóis Paulista
08/02/2018 10h25

Caged fecha 2017 como melhor dos últimos cinco anos para Lençóis Paulista

Para o diretor André Paccola Sasso, a tendência é melhorar esses números com a chegada de novas empresas

O ano de 2017 foi o melhor dos últimos cinco anos na comparação dos números de admissões e desligamentos nas diversas áreas analisadas pelo Caged – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho.

O diretor da pasta de Desenvolvimento, Geração de Emprego e Renda, André Paccola Sasso, considerou que o município prosperou nas diversas áreas por suas características de trabalho e empresarial, combinado com a política de ações que estreitaram as relações entre quem procura mão de obra e quem busca emprego. “Apesar de todas as turbulências políticas enfrentadas em nível nacional que desaqueceram o mercado, nosso município mostrou sua força e criatividade. Por isso fechou o ano com saldo positivo, diferentemente de muitos outros municípios”, comentou.

No comparativo com anos anteriores, Sasso se mostrou satisfeito. “O ano foi muito bom para Lençóis Paulista, considerando que havia fechado 2016 com saldo negativo de 968 vagas. Mas não está fácil. Ainda temos muitas famílias desesperadas buscando uma oportunidade de emprego. Chegamos na diretoria num momento terrível do país, mas enfrentamos o problema de frente, e com ações ousadas conseguimos capacitar muitas pessoas aqui no Centro do Empreendedor. Fomos ao encontro de novas empresas para contratar através do Posto de Atendimento do Trabalhador, que entenderam nosso objetivo e confiaram em nosso trabalho. Reestabelecemos parcerias. Com isso, fechamos o ano de 2017 com saldo positivo de 519 vagas. Com a perspectiva da chegada de novas empresas na cidade, a tendência é esse número melhorar ainda mais”.

O comércio foi o setor que mais cresceu, com saldo de 185 vagas, seguido da agropecuária com 118 vagas. A sequência positiva apresenta os seguintes números: Serviços – 111 vagas, indústria de transformação – 65, construção civil – 20, administração pública – 16, serviços industriais de utilidade pública – 4.

Ainda de acordo com dados do Caged, a movimentação desagregada em 2017 apresentou esses números: Primeiro emprego (549 admissões), reemprego (5.983), reintegração (9) e contrato por prazo determinado (1.000).

Esta é a evolução dos números do Caged referentes a Lençóis Paulista nos últimos cinco anos: ano 2013, saldo positivo de 329 vagas; ano 2014, menos 321 vagas; ano 2015, menos 753 vagas; ano 2016, menos 968 vagas; e ano 2017, mais 519 vagas.