Lençóis Paulista, 24 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Lençóis sedia reunião de interlocutores do programa Município Verde Azul
07/02/2018 16h22

Lençóis sedia reunião de interlocutores do programa Município Verde Azul

Interlocutores de 11 municípios participaram da reunião no Espaço Cultural Cidade do Livro

Na manhã de quarta-feira, 7, Lençóis Paulista sediou uma reunião que teve a finalidade de propor ações de articulação intermunicipal do Programa Município Verde Azul. O encontro ocorreu no Centro de Educação Ambiental - Espaço Cultural Cidade do Livro, e teve a presença da vice-prefeita Cíntia Duarte, para apoiar e recepcionar os demais interlocutores do PMVA, de outros 11 municípios participantes, bem como a participação do Diretor de Agricultura e Meio Ambiente, Claudemir Rocha Mio (Tupã), e da coordenadora do Meio Ambiente, Edéria Pereira Gomes Azevedo.

A reunião foi conduzida pelo interlocutor do PMVA de Lençóis Paulista, Helton Damacena, e contou com a participação de representantes dos municípios de Borebi, Macatuba, Pederneiras, Iacanga, Araraquara, Reginópolis, Torrinha, Piratininga, São Carlos e Boraceia.

Durante a reunião foram propostas três ações de interesse comum entre os interlocutores participantes, para atendimento às diretivas de Estrutura e Educação Ambiental e também para a diretiva Arborização Urbana. A primeira ação refere-se a realização de uma capacitação sobre arborização urbana, que envolverá o conhecimento sobre a importância e fisiologia das árvores no ambiente urbano, legislação e ABNT 16246-1 e noções de manejo, bem como a realização de parte prática de poda de árvores para agentes envolvidos. Essa ação está prevista para acontecer no município de Macatuba, no dia 14 de março de 2018.

Já outra medida importante a ser realizada no município de Araraquara está relacionada com o manejo de animais peçonhentos. Esse encontro será no dia 7 de março de 2018, quando os municípios indicarão participantes para atuarem sobre o tema.

Ainda sobre uma terceira ação, que está relacionada a elaboração de guia de compras sustentáveis com referência ao uso de papéis, logística reversa, eletrônicos, uso de madeira legal, entre outros itens, o material deverá ser elaborado conjuntamente pelos interlocutores.

O interlocutor suplente da Diretoria de Meio Ambiente local, Helton Damacena, ainda mencionou o programa Quando Acaba a Pilha, já desenvolvido conjuntamente com os municípios de Macatuba, Pederneiras e Borebi, para a destinação correta de pilhas e baterias usadas e esgotadas. Esta ação deve ter continuidade, tanto no processo de destinação, quanto no processo de educação ambiental a ser realizado pelos municípios.

Todas essas ações atendem às tarefas definidas dentro no PMVA, ou ainda poderão ser apresentadas como proatividade nas diretivas de Estrutura e Educação Ambiental, Município Sustentável, Biodiversidade ou Resíduos Sólidos.

Para Helton, “a reunião foi bem produtiva e serviu para que todos os interlocutores pudessem nos apoiar para a efetivação e desenvolvimento das ações propostas, sobretudo beneficiar a população e o meio ambiente da nossa cidade e da região, dentro dos parâmetros do Programa Município Verde Azul”.