Lençóis Paulista, 29 de Março de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Equipe do Meio Ambiente participa em São Carlos de capacitação ao Programa Município Verde Azul
19/01/2018 16h38

Reunião contou com a participação de representantes de 34 municípios

Uma equipe formada por Helton Damacena, interlocutor do PMVA, e os técnicos Milena Guirado Coneglian, do SAAE, e Fábio Esguícero, da Diretoria de Meio Ambiente, esteve nos dias 18 e 19 de janeiro, participando de capacitação ao Programa Município Verde Azul, ciclo 2018, em São Carlos.

A capacitação foi ministrada pelo coordenador do PMVA, José Walter Figueiredo Silva, e atendeu aos 34 municípios da Bacia Hidrográfica Tietê Jacaré. Durante a capacitação foram apresentadas mais de 100 ações a serem desenvolvidas pelos municípios. Esses, deverão ser apresentados em arquivos comprobatórios para a qualificação da certificação, que tem o primeiro prazo para dia 16 de abril de 2018.

São 10 diretivas: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambienta, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado, e Resíduos Sólidos.

No ciclo 2017, Lençóis Paulista se manteve entre o seleto grupo de 48 municípios do Estado de São Paulo, dentre os 645, com as ações apresentadas e comprovadas. A certificação foi recebida pelo Prefeito Anderson Prado no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, em dezembro passado.

Durante a capacitação em São Carlos também foi realizada uma Oficina de Educação Ambiental, conhecida como Fábrica de Educação Ambiental. Lençóis Paulista apresentou o Programa Municipal de Educação Ambiental, estabelecido pela Lei 4989/2017.

Para o desenvolvimento das ações é imprescindível o envolvimento do prefeito, da Câmara de Vereadores e de todas as diretorias, além da Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente pelos interlocutores Claudemir Rocha Mio (diretor da pasta), Helton Damacena e demais técnicos.