Lençóis Paulista, 25 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Defesa Civil realiza teste de envio de SMS para moradores de área de risco
04/01/2018 17h00

Defesa Civil realiza teste de envio de SMS para moradores de área de risco

Teste foi realizado nesta quinta-feira, 4 de janeiro

A Defesa Civil de Lençóis Paulista realizou na manhã desta quinta-feira (4) o teste do sistema de envio de SMS (mensagem de texto de celular) para os moradores das áreas de risco. O sistema, que foi desenvolvido no início de 2017 e aperfeiçoado para funcionar neste ano, tem por objetivo informar, de maneira rápida e precisa, os moradores das áreas risco em caso de risco de ocorrência de alagamentos e inundações.

No teste de hoje, segundo o secretário da Defesa Civil e diretor Administrativo, Railson Rodrigues, 1.179 mensagens foram enviadas pelo sistema. “É importante que a informação desse teste seja divulgada, para que as pessoas que moram em áreas de risco e não receberam o SMS se dirijam ao Centro de Atendimento ao Cidadão para atualização do cadastro. Os dados precisam estar atualizados, porque o sistema utiliza essa base para enviar as mensagens. No caso de comerciantes que possuem estabelecimento em área de risco, eles também receberão SMS, e caso não tenham recebido a mensagem de teste hoje, precisam atualizar o cadastro diretamente na Acilpa”, declarou.

O presidente da Defesa Civil e comandante da 5ª Companhia da Polícia Militar de Lençóis Paulista, capitão Juliano Xavier, disse ainda que o sistema, além de alertar o morador sobre o risco de inundação ou alagamento, também evita o surgimento de boataria, muito prejudicial nessa época do ano. “O SMS ajuda a evitar o surgimento do boato, que atrapalha muito nessas situações de emergência. Para a Defesa Civil, informar as pessoas sobre a real situação é nossa prioridade e qualquer informação que entendemos que é relevante, vamos encaminhar por este sistema e também divulgar através do site e facebook da Prefeitura. Por isso, pedimos que antes de divulgar ou passar pra frente uma informação ela consulte o site, facebook ou veja se recebeu um SMS. Se não for da Prefeitura, a informação é boato”, declarou.

De acordo com o diretor de Tecnologia da Informação, Matheus Guilhem Giacometti, o sistema foi criado em janeiro de 2017, para atender a uma demanda emergencial da época e, ao longo do ano foi aperfeiçoado até chegar na versão disponibilizada agora à Defesa Civil. “Fizemos algumas mudanças de layout, mas tornamos o sistema mais rápido para o envio das mensagens. Antes tínhamos apenas uma linha enviando os SMS e agora são três”, explicou.

O diretor afirma ainda que toda população pode criar um contato no celular como Prefeitura e cadastrar os três números usados pelo sistema. “Assim, quando a pessoa receber a mensagem vai saber que se trata de uma mensagem oficial enviada pela Prefeitura ou Defesa Civil para dar alguma informação”, completou. Os números são os seguintes: 14 99820-7958, 14 99821-0651 e 14 99820-9306.