Lençóis Paulista, 29 de Março de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Reunião do Comdema discute ações para o meio ambiente
01/12/2017 15h25

Reunião do Comdema discute ações para o meio ambiente

As reuniões ocorrem mensalmente e são abertas à participação popular

Na quinta-feira, 30, às 9h, ocorreu no Centro Municipal de Formação Profissional a 111ª reunião do COMDEMA (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente) de Lençóis Paulista. Na pauta foram abordados temas relevantes para a educação ambiental, que envolveu ações realizadas durante o mês de novembro, principalmente na ação da Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente em parceria com a indústria FibraResist e Escola Estadual Dr. Paulo Zillo, bem como os resultados das campanhas "Quando Acaba a Pilha" e Copróleo nas escolas municipais e particulares de Lençóis Paulista. Também foi apresentado relatório de visitas ao Jardim Sensorial e Mini Zoo no Parque do Povo; Usina de Reciclagem com alunos do SESI, novos pomares comunitários implantados nos bairros e plantio de árvores para compor a arborização urbana.

A proposta principal da reunião foi de desenvolver novas ideias para que sejam aplicadas em 2018 sob formulação e execução do COMDEMA. Elas se concentraram em ações sobre a coleta seletiva, limpeza de áreas ciliares dos rios urbanos e também de arborização. Também foi proposto pelos membros a realização de um tour ambiental que envolve a usina de reciclagem, Adefilp, Parque do Paradão, SAAE, Parque do Povo e Estação de Tratamento de Esgotos, com participação do Comdema. O tour está previsto para janeiro de 2018. O Programa Município Verde Azul também foi um dos temas em destaque, sendo que a certificação está prevista para o dia 13 de dezembro de 2017 em São Paulo.

Outras ações importantes da Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente também foram esplanadas aos membros presentes, como a continuidade de instalação de lixeiras e placas sobre a disponibilização de lixo em áreas de disposição irregular; projetos paisagísticos para a cidade; implantação do programa Nascer Sustentável, e Hortas Educativas, entre outros.

O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente possui caráter paritário, com representantes do poder público e da sociedade civil. As reuniões ocorrem mensalmente e são abertas à participação popular. A próxima reunião está prevista para o dia 19 de dezembro de 2017.