Lençóis Paulista, 24 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Arborização urbana requer gestão participativa
01/12/2017 14h48

Arborização urbana requer gestão participativa

Participação da população é importante nos cuidados e preservação das novas mudas

Com a recente implantação de novas árvores no passeio público e áreas verdes de Lençóis Paulista, a Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente tem promovido ações que buscam aliar a comunidade para o sadio desenvolvimento das novas mudas plantadas.

Neste sentido, foi iniciada no mês de outubro uma pesquisa com os moradores da Vila Irerê para o plantio no espaço da calçada defronte aos imóveis, ocasião em que os munícipes foram orientados sobre a importância das árvores para o equilíbrio ecológico no meio urbano e benefícios para qualidade de vida e saúde da população.

A arborização urbana oferece muitos benefícios, desde a oxigenação, umidificação do ar que respiramos, ameniza a temperatura, contribui para a redução dos índices de doenças cardíacas e respiratórias, reduz stress, protege a biodiversidade; filtra poeiras e partículas de poluição, reduz enchentes e alagamentos em áreas de preservação permanente, e valoriza imóveis, entre outros.

Na quarta-feira, 29 de novembro, foi realizada nova ação sobre gestão participativa na arborização urbana no Jardim Ubirama, mais especificamente nas Ruas João Carneiro Geraldes e Felipe Camarão, onde alguns munícipes solicitaram o plantio e outros foram convidados a aderirem ao plantio. Após a pesquisa, a Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente realizará plantios de acordo com os endereços onde os moradores solicitam.

“A ação da educação ambiental ainda será estendida a outros bairros e regiões da cidade, de acordo com solicitações de munícipes, uma vez que pretende-se realizar o plantio em calçamentos para ampliar a arborização urbana. Vale ressaltar que a gestão participativa também envolve os munícipes nos cuidados com a rega, adubação e combate ao vandalismo, para garantir o desenvolvimento das novas árvores, afinal, todos fazemos parte no meio ambiente em que vivemos”, comenta Helton Damacena, educador ambiental.