Utilize as funções de acessibilidade
Lençóis Paulista, 25 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Festival do Livro termina com Teatro Municipal lotado em dois espetáculos da Família Lima
30/11/2017 10h06

Festival do Livro termina com Teatro Municipal lotado em dois espetáculos da Família Lima

Família Lima encerrou Festival do Livro de 2017

Depois de oito dias de intensa programação cultural, terminou neste domingo 26/11, o Festival do Livro de Lençóis Paulista, que em 2017 teve como patrono o cronista e escritor araraquarense, Ignácio de Loyola Brandão. Desde o dia 19/11, o Teatro Municipal Adélia Lorenzetti acolheu as diferentes manifestações artísticas que através da música, da dança, da poesia e do teatro apresentou a literatura para crianças, jovens e adultos na Cidade do Livro.

Mais de 15 mil pessoas passaram pelo Teatro Municipal nos dias do evento. A mudança para o novo local foi benéfica para os visitantes, uma vez que em alguns dias de chuva, na semana passada, não impediu que os alunos das escolas da rede municipal de ensino e particulares participassem da programação. A segurança também foi outro ponto destacado pelos visitantes.

As amigas Adrieli e Micaela, ambas de 10 anos, já haviam visitado o Festival com os demais colegas de escola. Micaela, no entanto, convenceu o pai, Samuel Pinto, a retornar ao Teatro para conferir as novidades dos estandes de livros, com mais calma. Elas queriam conferir os lançamentos das editoras, além de trocar livros e gibis na Feira de Trocas que estava funcionando no estande da Biblioteca Orígenes Lessa, também presente no Festival do Livro. “Gostamos de tudo: das apresentações de música, das histórias, da bailarina, tudo estava lindo e organizado”, comentou Adrieli. Já o pai de Micaela, disse que “a empolgação da filha foi tanta que não teve outro jeito a não ser levar a filha e a amiga no Fest ival do Livro” depois que ele chegou do trabalho.

Festa literária

Para o Diretor de Cultura de Lençóis Paulista, maestro Marcelo Maganha, o objetivo pretendido, que era mostrar as diferentes maneiras de como a literatura está presenta nas artes, foi atingido. “Nos tivemos aqui mais de 10 mil crianças e adolescente que se envolveram com as artes, a musica, a dança, o teatro, a poesia e a literatura. Muitas delas nunca haviam entrado no Teatro Municipal. Deu para ver o brilho nos olhos e a empolgação delas em cada apresentação”, lembrou o Diretor de Cultura da cidade. Maganha também ressaltou a qualidade dos espetáculos apresentados. “Passaram pelo Teatro Adélia Lorenzetti, grandes nomes da música brasileira, como Filó Machado, Diogo Figueiredo e Jane Duboc. O Festival trou xe ainda o grande escritor Ignácio de Loyola Brandão, Rita Gullo, Clarisse Abujamra e para encerrar a programação, dois espetáculos com a Família Lima”, explicou.

O produtor cultural do Festival do Livro, Eduardo Santhana fez questão de destacar que a prioridade nesta edição foi apresentar ao público espetáculos de qualidade para todas as idades. “Quando nós pensamos na programação a ideia era oferecer ao público espetáculos de alto nível e principalmente dar a oportunidade para que as crianças e os jovens tivessem o contato com a literatura por meio de diferentes vertentes artísticas. Todos que passaram pelo Teatro nos deram um feedback bastante positivo”, confidenciou Santhana.

Para fechar o Festival deste ano, a Família Lima subiu ao palco do Teatro Adélia Lorenzetti - e em duas apresentações, com casa cheia - trouxe os grandes clássicos da música erudita com uma nova roupagem. Com muito som, luzes, musica e empolgação os artistas arrancaram aplausos da plateia após cada execução.

Lucas Lima, vocalista e instrumentista do grupo, disse que se sentiu muito honrado em tocar no encerramento do Festival: “Toda vez que tocamos em uma cidade que nunca estivemos é uma surpresa e uma emoção muito especial. Gostamos muito da vibração e o entusiasmo da plateia”, resumiu. A apresentação da Família Lima foi possível graças a uma parceria com a ALIC (Associação Lençoense de Incentivo à Cultura) em comemoração ao primeiro aniversário do Teatro Municipal Adélia Lorenzetti.

O Festival do Livro 2017 teve produção executiva da CANTA Produções e contou com o patrocínio do Grupo Lwart, por meio do ProAC - Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo, apoio cultural da Zilor e da Diretoria Municipal de Cultura de Lençóis Paulista.

GRUPO LWART

O Grupo Lwart, que participa e é parceiro da Prefeitura desde a 1ª edição, será mais uma vez, patrocinador exclusivo do tradicional evento, em mais uma ação de incentivo à cultura e ao desenvolvimento da região.

Laura Câmara, Gerente de RH do Grupo Lwart, comenta que “não poderíamos ficar fora desta grande festa da cultura, da arte e da literatura. O Festival do Livro é uma iniciativa enriquecedora para quem organiza e também para quem participa. Nesta 9ª edição, a empresa reafirma - com o seu apoio - o compromisso com o incentivo à leitura e o desenvolvimento de crianças e adultos.

ZILOR

Nesta edição do Festival do Livro, o apoio cultural é da Zilor, que tem crianças e jovens como público-alvo de seus Programas de Responsabilidade Social, voltados para Educação, Cultura e Esportes, que a empresa promove desde 2015 nas comunidades de Lençóis Paulista, Macatuba e Quatá. Ao todo, mais de três mil crianças serão atendidas até o final deste ano em projetos de teatro, música, cinema de animação e outras expressões culturais e atividades esportivas, por meio da utilização de recursos do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). “A Zilor acredita que apoiar ações que visam o desenvolvimento cultural das comunidades é uma forma de transformar vidas por meio da educação. Estamos orgulhosos em novamente fazermos part e desse evento, que reforça mais um ano o papel de Lençóis Paulista como Cidade do Livro”, afirma Maria Elvira Sogayar Scapol, diretora de Gestão de Pessoas e Socioempresarial da Zilor.

 

notícias relacionadas

Tags: festival, livro, termina, teatro, municipal, lotado, dois, espetáculos, família, lima.

newsletter

2014 © Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista
Praça das Palmeiras, 55 - Centro: 18.682-900
CNPJ: 46.200.846/0001-76
Telefone: (14) 3269-7000

voltar ao topo