Lençóis Paulista, 26 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Campanha arrecada centenas de litros de óleo usado de cozinha
23/11/2017 10h49

Campanha arrecada centenas de litros de óleo usado de cozinha

Campanha de coleta de óleo usado de cozinha foi realizada nas escolas de Lençóis Paulista

Com a aproximação do final do ano letivo, a Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente passou pelas 18 escolas participantes da campanha COPRÓLEO, em Lençóis Paulista, para mensurar o desempenho de cada unidade escolar na campanha, bem como para realizar a retirada dos litros de óleo usado de cozinha para que sejam destinados à reciclagem na sede da empresa COPRÓLEO, em São Manuel-SP.

O descarte correto do óleo de cozinha usado, ou óleo comestível, deve ser levado a sério, uma vez que apenas um litro de óleo pode poluir milhões de litros de água se despejado indevidamente no ralo da pia, por exemplo. Além de causar danos e obstrução nos encanamentos, atrair pragas urbanas como ratos e baratas, em escala maior pode até prejudicar o sistema de coleta de esgotos do município.

No total foram arrecadados 323 litros de óleo usado de cozinha, sendo entregues pelos alunos da rede municipal e escolas particulares de Lençóis Paulista. As escolas que se destacaram foram, em ordem decrescente: 1º) EMEIF Irma Carrit (80 litros), alguns alunos até visitaram a sede da COPRÓLEO, em São Manuel, sob supervisão da educadora ambiental Eliana Paccola; 2º) EMEF Edwaldo Roque Bianchini, Cecap, 60 litros; 3º) SESI Alberto Trecenti, 40 litros; 4º) EMEF Esperança de Oliveira, EMEF Philomena B. Boso e EMEIF Amélia Benta do N. Oliveira, 30 litros cada. As demais escolas também arrecadaram litros de óleo, porém em menor volume. Muitos ainda reutilizam o óleo para fabricação de sabão caseiro.

A campanha COPRÓLEO foi lançada em agosto, mês de combate à poluição, e deve prosseguir em 2018 com mais ações de educação ambiental sobre o tema. A cada 4 litros de óleo arrecadados, nosso Viveiro Municipal receberá mudas de árvores, das quais boa parte já foram entregues pela empresa.