Lençóis Paulista, 24 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Diretoria de Meio Ambiente faz coleta de pilhas e baterias usadas
23/11/2017 09h40

Diretoria de Meio Ambiente faz coleta de pilhas e baterias usadas

Urnas para descarte de pilhas e baterias usadas estão distribuídas nas escolas e no comério de Lençóis Paulista

O programa municipal de educação ambiental “Quando Acaba a Pilha”, desenvolvido pela Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente, demonstrou bons resultados conforme balanço realizado nas escolas municipais e particulares do município, onde existem urnas coletoras para este tipo de material perigoso.

Lençóis Paulista possui mais de 80 pontos de coletas de pilhas e baterias usadas e esgotadas, no comércio, escolas e instituições, desde que o programa “Quando Acaba a Pilha” foi idealizado por alunos da Cooperelp e implantado pela Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente, há dez anos. Hoje, o programa já se tornou regional, pois por meio de uma articulação intermunicipal proposta pelo Programa Município Verde Azul, a iniciativa se estendeu para os municípios de Agudos, Borebi, Macatuba e Pederneiras.

Anualmente é realizada a retirada e transporte dessas pilhas e baterias pela ABINEE (Associação Brasileira da Indústria de Eletroeletrônicos), e posteriormente destinados à empresa SUZAQUIM, no município de Suzano-SP, recicladora de pilhas e baterias para a indústria química. Anualmente são coletadas cerca de 2 toneladas de pilhas e baterias entre os municípios participantes.

É importante a conscientização da população para o descarte correto de pilhas e baterias usadas e esgotadas, pois na composição desses produtos existem metais pesados como cádmio, lítio e chumbo, entre outros, que se forem descartados no lixo comum ou de forma inadequada poderão contaminar o ecossistema, desde solo, água, animais, vegetação, e causar danos à saúde humana, uma vez que são componentes cancerígenos.

“A responsabilidade é de todos! As ações educativas são realizadas pela Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente e rede municipal de ensino, porém para o próximo ano letivo as ações deverão ser intensificadas”, comentou o educador ambiental Helton Damacena.