Lençóis Paulista, 01 de Maio de 2024
Você esta em: Home / Notícias / DDGER participa do programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos
22/11/2017 14h16

DDGER participa do programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos

André Sasso, entre Paulo Skaf e representante do Sebrae, mostra termo de compromisso assinado por Lençóis

O diretor da pasta do Desenvolvimento, Geração de Emprego e Renda, André Paccola Sasso (Cagarete), esteve em São Paulo na segunda-feira, 20, a convite do SEBRAE SP participando de evento sobre Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), um programa de Educação Empreendedora do Ensino Fundamental, do qual Lençóis Paulista participa com três escolas.

O JEPP possibilita que a criança aprenda de forma lúdica e desenvolva habilidades e comportamentos empreendedores. A educação empreendedora proposta pelo Sebrae para o Ensino Fundamental incentiva os alunos a buscar o autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade. A ideia é a de que a educação deve atuar como transformadora desse sujeito e incentivá-lo à quebra de paradigmas e ao desenvolvimento das habilidades e dos comportamentos empreendedores.

O curso para esta etapa da Educação Básica é destinado aos alunos do 1º ao 9º ano, sendo apresentado práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender, além de favorecer o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gestão da própria vida. Essa visão vai ao encontro dos quatro pilares da educação propostos pela Unesco: Aprender a conhecer, isto é, adquirir os instrumentos; Aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente; Aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas; Aprender a ser, via essencial que integra as três precedentes.

Dessa forma, o curso, aliado a um ambiente propício à aprendizagem favorece o envolvimento dos jovens estudantes no próprio ato de fazer, pensar e aprender. Essas são características fundamentais dos comportamentos empreendedores, nos quais o estudante e o grupo em que está inserido reconhecem que suas contribuições são importantes e valorizadas.

Com a proposta pedagógica do JEPP para cada ano do ensino fundamental, por meio de atividades lúdicas, o ambiente da aprendizagem sensibiliza os estudantes a assumirem riscos calculados, a tomarem decisões e a terem um olhar observador para que possam identificar, ao seu redor, oportunidades de inovações, mesmo em situações desafiadoras.