Lençóis Paulista, 26 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Diretoria de Meio Ambiente faz coleta de pneus inservíveis
22/11/2017 10h54

Diretoria de Meio Ambiente faz coleta de pneus inservíveis

Depois de recolhidos no Distrito Empresarial, pneus serão encaminhados a recicladora em São Paulo

Foi realizada nesta terça-feira, 21, mais uma coleta de pneus inservíveis pela Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista através da Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente. A ação tem por objetivo atender as borracharias do município, que geram grandes volumes do material. A coleta é realizada através de um convênio firmado entre o município e a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP).

O serviço realizado pela Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente é permanente e os borracheiros ou munícipes interessados no descarte de pneus devem entrar em contato com a pasta, munidos dos dados da empresa, ou pessoa física, para cadastro e emissão de autorização para descarte, além de informar a quantidade e tamanho dos pneus. Com a documentação, os pneus são encaminhados ao galpão situado na Rua Duílio Capoani, nº 37, Distrito Industrial.

Além de evitar os danos causados ao Meio Ambiente pelo descarte direto, já que o material leva cerca de 600 anos para se decompor, e evitar que se torne criadouro de mosquitos transmissores de doenças, o município através desta ação tem conseguido cumprir a determinação do sistema de logística reversa de pneus para a reciclagem. Posteriormente, o material é destinado para a Reciclanip, recicladora de pneus de São Paulo.

Uma nova coleta deverá ocorrer ainda na próxima semana, tendo em vista eliminar o grande volume estocado. No ciclo 2017 do Programa Município Verde Azul, a ação foi apresentada como pró-atividade da diretiva Resíduos Sólidos.