Lençóis Paulista, 24 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Alunos da ETEC visitam Centro de Educação Ambiental da estação elevatória de esgotos
20/11/2017 15h42

Visita a estação elevatória e lagoas anaeróbias foram organizadas pela Diretoria de Meio Ambiente

Alunos do ensino médio integrado ao curso de química da ETEC Cidade do Livro visitaram na sexta-feira, 17, o Centro de Educação Ambiental - CEA da estação elevatória de esgotos, do SAAE, em Lençóis Paulista.

A visita técnica foi organizada pela Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente e os alunos foram recepcionados pelo educador ambiental Helton Damacena, e pela bióloga do SAAE, Milena Guirado Coneglian. Em um primeiro momento os alunos participaram de uma palestra abrangente sobre Saneamento Básico, com enfoque na realidade local, desde o serviço de captação de água, tratamento e distribuição realizados pela ETA, bem como a geração de resíduos. Por fim, o tratamento de esgoto realizado na estação elevatória e nas lagoas anaeróbias, para então devolver o efluente tratado ao Rio Lençóis com uma eficiência de até 92%, de acordo com a CETESB. Pelo processo visualizaram também o esgoto que é bombeado para as lagoas de tratamento.

Essa ação também será apresentada como educação ambiental ao Programa Município Verde Azul - PMVA, que tem foco em tornar pública a existência e importância da Estação de Tratamento de Esgotos – ETE, de Lençóis Paulista.