Lençóis Paulista, 26 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Diretoria de Meio Ambiente realiza novos plantios no entorno do Teatro Municipal e Centro Municipal
20/11/2017 14h53

Padrão de calçada ecológica possibilita o plantio de novas mudas na região do Teatro e CMFP

A Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente realizou nas últimas semanas o plantio de árvores para compor a arborização na quadra situada no entorno do Teatro Municipal e Centro Municipal de Formação Profissional.

As árvores plantadas são das espécies quaresmeiras e resedás, apropriadas para o calçamento que beneficiará a região com mais árvores, uma vez que em toda extensão existe o padrão de calçada ecológica, com faixa de grama.

O plantio teve início ainda no mês de outubro de 2017 com a implantação do ‘Piloto de Floresta Urbana’ na Rua Cel. Joaquim Anselmo Martins. Na sequência foram beneficiadas a Av. Lázaro Brígido Dutra e Av. Olavo Bilac, onde até o momento foram plantadas cerca de 80 novas árvores.

O Piloto de Floresta Urbana é um dos critérios do PMVA (Programa Município Verde Azul), da diretiva "Arborização Urbana", e poderá ser estendido neste mesmo local, já como ação válida para o ciclo de 2018 do Programa. Também como uma das tarefas do PMVA foi implantado no calçamento no entorno do novo Supermercado Jaú Serve, desde a Av. Pe. Salústio Rodrigues Machado, Av. Olavo Bilac e Rua Santo Antonio, 15 "Espaços Árvores ". Esses espaços vão fazer com que os conflitos com a arborização sejam atenuados e as árvores possam viver em maior harmonia com a cidade.

“As árvores são fundamentais para uma sadia qualidade de vida no meio ambiente urbano, uma vez que oferecem benefícios a coletividade com a oxigenação do ar, combate a ruídos e poluição do ar; favorece a climatização, abrigo à fauna, beleza e paisagismo de vias públicas, valorização de imóveis, entre outros”, comentou Helton Damacena, educador ambiental.

Os munícipes que tiverem interesse em adquirir uma muda de árvore para plantio no calçamento deve entrar em contato com a Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente pelo telefone (14) 3269.7054. “Quanto mais árvores, melhor”!