Lençóis Paulista, 26 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Alunos do SESI visitam Usina de Reciclagem e Adefilp
13/11/2017 15h26

Alunos do SESI visitam Usina de Reciclagem e Adefilp

Tendo em vista a importância da educação ambiental e a necessidade da prática da coleta seletiva, alunos e professoras do 5º ano do SESI Alberto Trecenti participaram de uma visita técnica às instalações da Usina de Reciclagem e Cooperativa de Reciclagem de Lençóis Paulista - Cooprelp, além da sede da Associação de Deficientes Físicos de Lençóis Paulista - Adefilp, associações que atuam oficialmente no setor da reciclagem em nossa cidade.

Os alunos foram recepcionados pelo educador ambiental Helton Damacena, da Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente, e receberam informações introdutórias sobre a visita em que puderam conhecer de fato a história da formação da Usina de reciclagem e Cooprelp, tendo em vista o aspecto ambiental e social para a criação do Programa "Cidade Limpa e Solidária", que envolve a Prefeitura Municipal, Cooprelp e Adefilp. Este programa vem sendo desenvolvido desde 2003 para o sistema de coleta seletiva municipal realizado porta a porta, semanalmente nos bairros pela equipe da Cooprelp. Os setores comercial e industrial são atendidos pela Adefilp.

Os alunos compreenderam que a coleta seletiva de recicláveis se faz imprescindível e deve ocorrer em casa, pois cada cidadão também é responsável e parte fundamental para o bom desenvolvimento do programa. Em seguida, os alunos visualizaram a quantidade de recicláveis coletados pela Cooprelp e conheceram a estrutura que envolve o fosso de despejo de material, máquinas diversas, esteira, máquinas compactadoras para o preparo dos materiais recicláveis a serem comercializados, e que proporcionam renda para as famílias das mulheres que atuam na Cooperativa.

Lençóis Paulista possui uma população de 65 mil habitantes, que gera uma média de 35 toneladas de lixo por dia. A ação também propiciou aos alunos visitantes conhecer o trabalho da Usina de Entulhos, ou de RCC (Resíduos da Construção Civil), e o espaço do aterro municipal, além do processo de logística reversa e reciclagem de outros resíduos sólidos como lâmpadas fluorescentes, pilhas e baterias, inservíveis, eletrônicos e pneus.

A visita também se estendeu à Adefilp para completar o 'tour' sobre reciclagem, já que também é uma associação importante para a inclusão social de portadores de deficiência que atuam no setor da reciclagem em Lençóis Paulista. Juntas, a Cooprelp e Adefilp chegam a separar para a reciclagem cerca de 200 toneladas por mês, um índice que precisa ser melhorado e que depende de cada cidadão.

A visita será apresentada como ação educativa com foco na sensibilização e mobilização para a coleta seletiva, dentro da diretiva Resíduos Sólidos do Programa Município Verde Azul, já para o ciclo de 2018. A ação deverá ser realizada com maior frequência para atender outros públicos.