Lençóis Paulista, 28 de Março de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Escolas municipais promovem feira de empreendedorismo
07/11/2017 16h55

Escolas municipais promovem feira de empreendedorismo

O diretor de Desenvolvimento, Geração de Emprego e Renda, André Sasso, esteve na Escola prefeito Ézio Paccola

As escolas municipais de período integral – Prefeito Ézio Paccola, Profª. Maria Zélia Camargo Prandini e Philomena Briquesi Boso, participam do Programa “Jovens Empreendedores Primeiros Passos”, uma parceria do SEBRAE SP e Prefeitura de Lençóis Paulista através das diretorias de Educação e de Desenvolvimento, Geração de Emprego e Renda.

O Programa “Jovens Empreendedores Primeiros Passos” (JEPP) tem como proposta desenvolver o espírito empreendedor e estimular a orientação para os negócios nas novas gerações, propiciando às crianças e jovens vivenciarem e desenvolverem habilidades empreendedoras.

O curso é destinado às crianças e jovens de 7 a 14 anos do nível fundamental de ensino, e procura apresentar práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender e o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gerência da própria vida, ou seja: pessoal, profissional e social.

Essa visão vai ao encontro dos quatro pilares da educação propostos pela Unesco: Aprender a conhecer, isto é, adquirir os instrumentos; Aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente; Aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas; e Aprender a ser, via essencial que integra as três precedentes.

Nos primeiros anos de estudo, os alunos aprendem em oficinas lúdicas, noções sobre plano de negócios. Gradativamente os conteúdos são aprofundados e novos temas são inseridos, como cultura da cooperação e da inovação, ecossustentabilidade, ética e cidadania.

No fim do ano, para fechamento das aulas, as escolas participantes realizam uma feira de empreendedorismo, onde apresentam o trabalho realizado em sala de aula durante todo o ano, com vendas de produtos confeccionados pelos próprios alunos. Essa feira é importante para que o aluno após todo o processo de um plano de negócio - planejamento de uma empresa, escolha do produto, levantamento de custos e preço de venda, entre outros - finalize com o lucro obtido pelo seu trabalho.

Nesta terça-feira, 7, a Escola Prefeito Ézio Paccola (Jardim Primavera) realiza sua feira com a participação de todos os alunos, e aberta aos pais e população em geral. A entrada é gratuita com visitação das 14h às 16h e 18h às 19h30.

Nas próximas semanas serão realizadas as feiras nas Escolas Profª. Maria Zélia (Júlio Ferrari) e Profª. Philomena Boso (Vila de Alfredo Guedes).