Lençóis Paulista, 24 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Lençóis Paulista está engajada na campanha que intensifica controle à tuberculose
07/11/2017 14h20

O objetivo da campanha é identificar precocemente os casos de tuberculose para viabilizar a interrupção da cadeia de transmissão

O governo do Estado de São Paulo programou para o período de 6 a 20 de novembro a campanha de intensificação de buscas a casos de tuberculose. O objetivo é identificar precocemente os casos para viabilizar a interrupção da cadeia de transmissão e reduzir a incidência da doença por meio da Busca Ativa dos Sintomáticos. A situação preocupa no Estado de São Paulo e também em Lençóis Paulista, já que até outubro deste ano a cidade já registrou 26 notificações da doença, seis a mais que nos 12 meses de 2016.

Para combater a doença, a Diretoria de Saúde de Lençóis Paulista está engajada nessa campanha e realiza palestras na sala de espera das Unidades de Saúde, e fará neste período a busca de sintomáticos na rotina das visitas dos agentes comunitários, e, principalmente, realizará coleta de exame (Baciloscopia e cultura de escarro).

A tuberculose é uma doença infecciosa causada pelo Bacilo M. Tuberculosis e transmitida por via aérea, a partir da inalação de gotículas contendo bacilos expelidos pela tosse, fala ou espirro do doente com tuberculose ativa. A doença afeta geralmente os pulmões, mas também pode afetar outras partes do corpo como ossos, intestino, bexiga, meninge etc.

Os sintomas da tuberculose são tosse, febrícula ao entardecer, suor noturno, falta de apetite, emagrecimento, fraqueza e mal estar geral. As pessoas com esses sintomas são orientadas pela Diretoria de Saúde a procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa.