Utilize as funções de acessibilidade
Lençóis Paulista, 20 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Festival do Livro 2017 será realizada no Teatro Municipal e tem como patrono o escritor Ignácio de Loyola Brandão
06/11/2017 10h32

Festival do Livro 2017 será realizada no Teatro Municipal e tem como patrono o escritor Ignácio de Loyola Brandão

O escritor Ignácio Loyola de Brandão será o patrono do Festival do Livro de Lençóis Paulista

Conhecida como a “Cidade do Livro”, Lençóis Paulista será a sede de um dos maiores festivais literários do interior paulista. Entre os dias 19 a 26 de novembro, o Teatro Municipal Adélia Lorenzetti será o palco do Festival do Livro 2017 que, este ano traz uma programação que o torna um dos maiores eventos literários do interior do Estado, reunindo música, teatro, poesia, além de uma série de atrações. O lançamento oficial do Festival será no dia 19 de novembro, a partir das 20h, e contempla a apresentação da programação completa e o concerto “Orquestra Municipal de Sopros convida Eduardo Santhana”. O projeto tem produção executiva da CANTA Produções e conta com o patrocínio do Grupo Lwart, por meio do ProAC (Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo), apoio cultural da Zilor e da Diretoria Municipal de Cultura de Lençóis Paulista.

“Nosso objetivo com a programação do Festival do Livro deste e dos próximos anos é ampliar o espaço das literaturas e artes no evento e fazer dele um dos maiores eventos literários de São Paulo e, por que não, do Brasil, já que nós já somos a Cidade do Livro e vislumbramos a possibilidade de Lençóis Paulista virar a Capital Nacional do Livro. Também com a formação em Letras que possuo, sei que a literatura diverte, educa e desenvolve o senso crítico. Popularizar a cultura é isso: permitir o contato de todo público, especialmente o mais pobre, com boas peças, músicos e escritores de qualidade, como é o caso do Ignácio de Loyola Brandão, que é o patrono desta edição do Festival”, declarou o prefeito Anderson Prado.

A edição 2017 do Festival do Livro reserva uma série de novidades. Umas delas é que este ano, o patrono da festa literária será o consagrado escritor araraquarense, Ignácio de Loyola Brandão. Outra mudança é que o Festival do Livro passa a ser realizado no Teatro Municipal Adélia Lorenzetti, uma referência cultural no interior do Estado, que proporciona segurança e conforto aos visitantes e, que está recebendo de braços abertos as diferentes manifestações artísticas e culturais propostas no festival.

“Resolvemos levar o Festival do Livro para o Teatro Municipal por entender que aquele espaço respira cultura e abrigará com maior e melhor comodidade as diferentes manifestações artísticas tão esperadas pela comunidade lençoense e da região. Estamos preparando uma bonita festa onde a música, o teatro e a literatura serão os atores principais, popularizando ainda mais a cultura”, comenta o maestro Marcelo Maganha, Diretor de Cultura de Lençóis Paulista.

A organização do Festival do Livro se preocupou com todos os detalhes para que os visitantes celebrem as artes e a cultura em todas as suas formas. Maganha informa que todos os dias haverá um lançamento literário e estandes de expositores com as principais novidades do mercado editorial. Na parte externa do Teatro, o palco intitulado Orígenes Lessa, será montado para as apresentações de danças e shows musicais.

No palco principal do Teatro Adélia Lorenzetti, o público vai poder conferir espetáculos da Orquestra Municipal de Sopros de Lençóis Paulista, do músico Filó Machado, conferir Rita Gulo e Ignácio de Loyola Brandão com o musical “Na ponta da Agulha”, prestigiar a cantora Jane Duboc e Jay Vaquer e, para fechar o Festival do Livro, a apresentação da Família Lima, atração pensada especialmente para o evento.

Os organizadores também programam um festival de música para jovens de 13 a 17 anos: o “Em Canta” e o “Projeto Bairro Feliz” vão marcar presença no Festival do Livro com atividades e recreação. O 1º festival “Em Canta Lençóis – Jovens Talentos” proporcionará premiações em dinheiro aos três melhores intérpretes da música popular brasileira (MPB, samba e bossa nova) e também aos grandes poetas, encerrando o festival com o renomado músico brasileiro, o violonista Diego Figueiredo.

Nos oito dias do evento são esperados mais de 20 mil participantes, entre alunos das escolas da cidade, além de visitantes de toda a região.

GRUPO LWART

O Grupo Lwart, que participa e é parceiro da Prefeitura desde a 1ª edição, será mais uma vez, patrocinador exclusivo do tradicional evento, em mais uma ação de incentivo à cultura e ao desenvolvimento da região.

Laura Camara, Gerente de RH do Grupo Lwart, comenta que “não poderíamos ficar fora desta grande festa da cultura, da arte e da literatura. O Festival do Livro é uma iniciativa enriquecedora para quem organiza e também para quem participa. Nesta 9ª edição, a empresa reafirma - com o seu apoio - o compromisso com o incentivo à leitura e o desenvolvimento de crianças e adultos.

ZILOR

Nesta edição do Festival do Livro, o apoio cultural é da Zilor, que tem crianças e jovens como público-alvo de seus Programas de Responsabilidade Social, voltados para Educação, Cultura e Esportes, que a empresa promove desde 2015 nas comunidades de Lençóis Paulista, Macatuba e Quatá. Ao todo, mais de três mil crianças serão atendidas até o final deste ano em projetos de teatro, música, cinema de animação e outras expressões culturais e atividades esportivas, por meio da utilização de recursos do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

“A Zilor acredita que apoiar ações que visam o desenvolvimento cultural das comunidades é uma forma de transformar vidas por meio da educação. Estamos orgulhosos em novamente fazermos parte desse evento, que reforça mais um ano o papel de Lençóis Paulista como Cidade do Livro”, afirma Maria Elvira Sogayar Scapol, diretora de Gestão de Pessoas e Socioempresarial da Zilor.

Serviço

Lançamento da programação do Festival do Livro “Ignácio de Loyola Brandão”

Data: 19 de novembro

Horário: 20h

Local: Teatro Municipal Adélia Lorenzetti - Lençóis Paulista

Festival do Livro “Ignácio de Loyola Brandão”

Data: de 19 a 26 de novembro

Local: Teatro Municipal Adélia Lorenzetti – Lençóis Paulista Entrada franca Classificação: livre

 

notícias relacionadas

Tags: festival, livro, , será, realizada, teatro, municipal, como, patrono, escritor, ignácio, loyola, brandão.

newsletter

2014 © Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista
Praça das Palmeiras, 55 - Centro: 18.682-900
CNPJ: 46.200.846/0001-76
Telefone: (14) 3269-7000

voltar ao topo