Lençóis Paulista, 25 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Prefeitura assume Usina de Reciclagem de Resíduos Sólidos
09/10/2017 10h15

Prefeitura assume Usina de Reciclagem de Resíduos Sólidos

Prefeito Anderson Prado e o diretor de Meio Ambiente Claudemir Rocha Mio em visita a usina de reciclagem

Prefeitura assume Usina de Reciclagem de Resíduos Sólidos

À frente da Usina de Reciclagem de Resíduos da Construção Civil desde o dia 1º de dezembro de 2015, a Atealp (Associação dos Transportadores de Entulhos e Agregados de Lençóis Paulista) entendeu conveniente passar a responsabilidade da usina para a Prefeitura, que terá a parceria da Cooprelp (Cooperativa de Reciclagem de Lençóis Paulista), que vai recolher materiais jogados nas caçambas e que podem ser reaproveitados pela entidade.

O diretor de Meio Ambiente, Claudemir Rocha Mio (Tupã), que acompanhou o prefeito Anderson Prado em visita à usina de reciclagem na quarta-feira, 4, disse que a Prefeitura assumiu os trabalhos na segunda-feira, 2, e disponibiliza cinco servidores que, junto aos dois disponibilizados pela Cooprelp, realizam a separação do entulho de construção, materiais recicláveis e aqueles inservíveis, que são levados ao aterro sanitário. Nessa parceira, a cooperativa fica com o material reciclável, como garrafas pets e latas, enquanto o entulho de construção civil a ser triturado fica com a municipalidade, que o aproveita na recuperação de estradas rurais do município.

O fato de a prefeitura ter assumido a reciclagem, segundo Tupã, não implica em qualquer prejuízo à população. De acordo com o diretor, tudo caminhará como antes, com descarte mínimo de material no aterro.

Hoje a usina recebe em média 700 caçambas/mês, o que representa de 3 mil a 3,5 mil metros cúbicos de material bruto, ou seja, entre os recicláveis, os trituráveis e aqueles que serão simplesmente descartados no aterro. Com a conscientização de todos, a Diretoria de Meio Ambiente espera poder chegar o mais próximo possível dos 100% somente de resíduos da construção civil, descartando o mínimo de material no aterro.

“A caçamba não é lugar de jogar lixo. Caçamba é lugar de entulho, para que esse material possa ser reaproveitado. Tudo isso faz parte do meio ambiente”, comentou Claudemir Rocha Mio (Tupã).