Lençóis Paulista, 28 de Março de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Defesa Civil participa de visita na PCH Lençóis
06/10/2017 14h08

Defesa Civil participa de visita na PCH Lençóis

Capitão Juliano Xavier com membros do Conselho Técnico do Comitê Gestor da Bacia Hidrográrica do Rio Lençóis

O presidente da Defesa Civil de Lençóis Paulista, capitão Juliano Xavier, que também é comandante da 5ª Companhia da Polícia Militar, participou de uma visita à PCH Lençóis, popularmente conhecida como Usininha de Macatuba, por ficar na área daquele município. A visita foi promovida pelo Conselho Técnico do Comitê Gestor da Bacia Hidrográfica do Rio Lençóis com o objetivo de avaliar medidas para atuar de forma coordenada em caso de grandes volumes de chuva.

O presidente da Defesa Civil destacou a importância dessas visitas. “A Defesa Civil, em conjunto com o Comitê Gestor da Bacia, está realizando diversas ações coordenadas para minimizar os efeitos de uma chuva forte no que se refere a alagamentos e inundações. E pelas informações dadas pelo Comitê, a PCH Lençóis pode ter um papel importante no rápido escoamento do Rio Lençóis nas épocas críticas”, declarou o capitão Xavier.

De acordo com Sidney Aguiar, que é presidente do Conselho Técnico do Comitê, o objetivo da visita é criar o Procedimento Padrão de Monitoramento e Controle Ambiental (PPMCA), da bacia do Rio Lençóis, que será apreciado na reunião de outubro pelo Conselho Técnico do CGBH-RL.

O PPMCA é um procedimento técnico que será empregado pela primeira vez no interior paulista para trabalhar a contenção e transposição de volumes durante o período crítico de 2018.

Além da PCH Lençóis, o grupo irá visitar mais oito reservatórios considerados de alta capacidade de reservação e com dispositivos de segurança capazes de operacionalizar o Procedimento Padrão, que deverão receber um comissionamento técnico especial para serem liberados para o procedimento.

“O objetivo da ação é que essas represas que tem dispositivos de segurança possam trabalhar de forma coordenada com a Defesa Civil na época crítica de chuvas. Na possibilidade de uma chuva forte, elas podem ter seu volume rebaixado para servir como um reservatório, para que depois essa água possa ser liberada de forma gradativa no Rio Lençóis”, declarou o Capitão.