Lençóis Paulista, 26 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Palestras destacam fragilidades e potencialidades do uso do solo
04/10/2017 15h11

Palestras destacam fragilidades e potencialidades do uso do solo

Alunos da Escola Vera Braga assistiram a palestras em abril e setembro

Alunos do ensino fundamental II da Escola Estadual "Profª. Vera Braga Franco Giacomini" participaram nos meses de abril e setembro de palestras para educação ambiental sobre o tema "Fragilidades e Potencialidades do Uso do Solo".

Durante a apresentação, os participantes tiveram conhecimento da importância do solo para a produção de alimentos na agricultura; importância da conservação em meio natural para a ciclagem de nutrientes através da matéria orgânica em decomposição; e zoneamento para uso do solo na área urbana e rural, de acordo com o plano diretor municipal.

Paralelamente à palestra, vale ressaltar a ação desenvolvida pelos alunos e professores, que construíram uma horta dentro da escola para produção de hortaliças com reúso de água da chuva por um sistema de captação de armazenamento.

Sobre as fragilidades foram explanados os danos causados pela poluição do solo, principalmente no que se refere ao descarte inadequado de resíduos sólidos, contaminação em áreas não licenciadas para atividades da indústria, despejo irregular de efluentes, e esgotos sem o devido tratamento. As principais consequências negativas também foram abordadas, como o processo de erosão, deslisamentos e assoreamento de rios.

A ação tende a ser replicada em outras unidades escolares para alertar sobre a importância da conservação do solo.