Lençóis Paulista, 29 de Março de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Assistência Social e Saúde realizam ação com moradores em situação de rua
27/09/2017 16h16

Assistência Social e Saúde realizam ação com moradores em situação de rua

Trabalho envolveu equipes das diretorias de Assistência e Saúde

Uma ação conjunta mobilizou neste mês, equipes do CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social e da Vigilância Epidemiológica, ligados as Diretorias de Assistência e Promoção Social e Saúde, para atender moradores em situação de rua. Coordenada pela assistente social Elisabete Moia Reales e pela enfermeira Adriana A. de Santana, a ação denominada “Missão e Vida” aconteceu na antiga Estação Ferroviária, onde foi oferecido um café da manhã e em seguida atendidos pelos profissionais do CREAS e da Vigilância Epidemiológica.

O objetivo da ação foi sensibilizar a população em situação de rua no sentido de criar vínculos, orientar, realizar diagnósticos para doenças infectocontagiosa e encaminhá-los para tratamento de saúde e dependência química.

O CREAS atendeu 15 pessoas, sendo 02 mulheres e 13 homens. Destes, 08 foram encaminhados para tratamento por dependência química e 06 para obtenção de documentos. Além do atendimento realizado no local, todos os atendidos foram orientados a comparecer no CREAS para dar sequência ao atendimento e posterior acompanhamento.

A Vigilância Epidemiológica atendeu 16 pessoas, sendo 02 mulheres e 14 homens. Foram realizados testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C em todos e os casos positivos foram encaminhados para tratamento.

A ação “Missão e Vida”, foi muito positiva, na avaliação das organizadoras da ação e das equipes envolvidas, sendo os objetivos atingidos de forma satisfatória. Estão previstas novas ações periódicas neste sentido, buscando sempre atingir os moradores em situação de rua de forma abrangente e humanizada.