Lençóis Paulista, 26 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Prefeitura vai realizar Saúde na Praça dia 30 de setembro
21/09/2017 14h37

Prefeitura vai realizar Saúde na Praça dia 30 de setembro

Diretor de Saúde Ricardo Conti e a médica e ex-aluna da Unesp, Rayana Moreira, anunciam evento Saúde na Praça

A prevenção é o melhor remédio. Apesar de antiga, essa frase reflete bem o objetivo do primeiro evento Saúde na Praça realizado através de uma parceria entre a Diretoria de Saúde de Lençóis Paulista e Faculdade de Medicina da Unesp, Botucatu. Mais de 120 alunos da faculdade vão participar do evento oferecendo orientações e tirando dúvidas da população nas mais diferentes áreas da medicina. O evento vai acontecer no sábado, dia 30 de setembro, das 8h às 17h, na Praça Comendador José Zillo, a Concha Acústica. Além de orientações, serão oferecidos para toda população de forma gratuita exames de HGT (diabetes), HIV, Sífilis, aferição de pressão arterial e cálculo do IMC, voltado ao controle da obesidade.

“Educação em saúde e prevenção. Esses são os principais objetivos do evento Saúde na Praça. A Unesp já realizou esse evento em outras cidades e, através da doutora Rayana Moreira, que é médica da família no ESF Monte Azul e ex-aluna da Unesp, surgiu a oportunidade de trazer esse evento para Lençóis. Eu abracei a ideia imediatamente, porque sei que o investimento em saúde preventiva vai garantir mais qualidade de vida para a população e também economia de recursos públicos. É muito mais caro tratar uma doença já instalada do que investir em prevenção”, frisou o diretor de Saúde, Ricardo Conti.

Na Unesp, os estudantes se dividem em grupos – que na faculdade são chamados de Ligas Acadêmicas – por área de interesse de atuação. Cada Liga tem por objetivo estudar e participar de atividades práticas daquele campo específico da medicina. No Saúde na Praça, vão participar cerca de 120 alunos que estarão divididos nas seguintes Ligas: Nutrição e Educação Popular, Saúde Sexual e Reprodutiva, Rim e Hipertensão Arterial, Trauma, Pediatria, Infectologia, Cuidados Tissulares, Clínica Médica, Câncer, Neurociência, Anestesiologia Terapia Intensiva Dor e cuidados Paliativos, Ginecologia Obstetrícia e Mastologia.

Os estudantes de cada Liga farão palestras de orientação, distribuição de panfletos informativos e demonstrações com equipamentos específicos de cada área. “Os estudantes vão tratar de vários temas como afogamento infantil, inclusive com demonstração de como agir quando uma criança está afogada, como fazer a massagem cardiopulmonar, que pode salvar a vida de uma criança; vai também ter orientações sobre as DSTs com distribuição de material contraceptivo, vai ter ainda orientações sobre queimaduras, os tipos de queimaduras e como proceder, porque tem muita gente que ainda coloca pasta de dente, pó de café, o que piora a lesão; vai ter também orientação na área da nutrição, com distribuição do sal de ervas, entre muitas outras ações”, explicou a médica Rayana.

Ricardo lembrou ainda que Saúde na Praça é um evento destinado para toda família. “As orientações se aplicam tanto para a criança como também para as pessoas idosas, por isso entendo que é um evento para toda família e convidamos toda população para comparecer na Concha Acústica durante o dia 30 para participar e receber as orientações. Não precisa ficar o dia todo. A pessoa pode apenas ver aquilo que ela tem interesse”, declarou o diretor, ao informar que esse evento é realizado em apenas duas cidades por ano pela Unesp.