Lençóis Paulista, 19 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Diretoria de Educação implanta projeto “Árvore de Livros”
18/09/2017 09h02

Diretoria de Educação implanta projeto “Árvore de Livros”

Tela da "Árvore de Livros" que alunos terão acesso após efetuar o login na plataforma

A Diretoria de Educação está trazendo para Lençóis Paulista o projeto “Árvore de Livros”, que vai permitir o acesso gratuito a mais de 10 mil livros por alunos e professores da rede pública municipal de ensino. Todos os 6.850 alunos do ensino fundamental da cidade terão acesso a maior biblioteca digital do Brasil, que oferece obras de variados estilos como aventura, ficção científica, artes e histórias em quadrinhos, entre outros.

O projeto “Árvore de Livros” é uma iniciativa da Fundação Lemann, que é uma organização familiar sem fins lucrativos. Através de iniciativas de grande impacto, a instituição tem como grandes frentes de atuação: inovação, gestão com foco na aprendizagem, políticas públicas e formação de lideranças.

No dia 6 de setembro os diretores, coordenadores, professoras orientadoras de informática educacional e responsáveis pelas bibliotecas das escolas passaram por uma capacitação dos recursos disponíveis na plataforma “Árvore de Livros”, que pode ser acessada por meio da internet através do computador, tablet ou celular, tanto na escola como em casa.

“Esse projeto promove um ganho muito grande do ponto de vista educacional para Lençóis Paulista. Em primeiro lugar, porque os alunos, que muitas vezes não têm condição financeira de comprar livros, terão acesso ilimitado às principais obras literárias do mercado editorial brasileiro. Em segundo lugar, porque vai permitir que os professores acompanhem o desempenho dos alunos na leitura de livros que são indicados por eles e trabalhados em sala de aula”, disse a diretora Neusa Carone.

Nesta semana todos os alunos estão sendo cadastrados na plataforma e, a partir disso, terão acesso aos livros através de um login (que será o próprio RA – Registro do Aluno e uma senha). O aluno pode escolher até três livros para leitura simultânea. A “Árvore de Livros” apresenta os livros em uma disposição diferente de acordo com a idade da criança, para tornar a experiência mais atrativa e prazerosa.

A plataforma possui ainda a “Liga da Árvore” para incentivar os alunos que leem mais. Quanto mais eles leem mais pontos ganham. Quanto mais pontos, mais alto eles sobem no ranking.

Com seu login e senha, os professores podem fazer o acompanhamento de leitura de seus alunos por meio de relatórios, realizar recomendações de títulos, e ainda propor atividades sobre as leituras realizadas.