Lençóis Paulista, 25 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Agendamento de consultas chega ao ESF Winter Malatrazi, no Júlio Ferrari
01/09/2017 11h59

Agendamento de consultas chega ao ESF Winter Malatrazi, no Júlio Ferrari

Estratégia de Saúde da Família (ESF) Winter Malatrazi, no Júlio Ferrari, passa a ter atendimento agendado dia 1º de setembro

A unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) Winter Malatrazi, no Júlio Ferrari, a partir de 1º de setembro, a exemplo das unidades do Jardim Maria Cristina, Jardim das Nações e da UBS da Cecap, passará a fazer o agendamento de pacientes para consultas com os dois profissionais de saúde que atuam na unidade.

De acordo com o diretor de Saúde, Ricardo Conti Barbeiro, tem a finalidade de acabar com as filas nas unidades de saúde e facilitar a vida dos pacientes, que não terão mais a preocupação de chegar cedo para conseguir uma das 40 consultas que são realizadas pelos dois médicos (20 pacientes cada) do ESF.

“O agendamento é uma forma de organizar o atendimento e evitar que as pessoas se dirijam de madrugada para as unidades de saúde para conseguir uma consulta. Claro que em caso de um problema repentino, nós faremos o atendimento normalmente, mas na maior parte das vezes a pessoa pode espera a data da consulta para resolver seu problema, assim como funciona nos consultórios particulares. Nós só pedimos para que a pessoa que agendou um horário, não falte, porque ela prejudica outra pessoa que poderia ser atendida em seu lugar”, declarou o diretor de Saúde, Ricardo Conti.

O agendamento poderá ser feito a partir das 7h, de segunda a sexta-feira, por qualquer pessoa, paciente ou seu representante, desde que sejam apresentados os documentos do paciente – cartão cidadão ou do SUS. Serão agendados horários para mostrar exames, encaminhamentos e consultas sem urgência. Os casos comprovadamente emergenciais serão atendidos no período da manhã sem a necessidade de agendamento.

Segundo o diretor Ricardo Conti Barbeiro, a expectativa é de que até o final do ano todas as unidades de saúde do município estejam com esse sistema de agendamento implantado.

Atendimento atual

Antes do início do agendamento, que será feito a partir de setembro, o atendimento na ESF Winter Malatrazi é feito por ordem de chegada, com 20 pacientes para cada um dos médicos, totalizando 40 consultas no período da manhã. Para o período da tarde é feito o atendimento por grupo de pacientes, cada dia para uma doença específica.