Lençóis Paulista, 19 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Setembro tem programação intensa de educação ambiental
01/09/2017 10h49

Setembro tem programação intensa de educação ambiental

Durante a semana a equipe da diretoria preparou a área onde será criado o 10º Pomar Comunitário

O mês de setembro, além de marcar a chegada da Primavera, tem uma programação especial ligada ao Meio Ambiente, pois conta ainda com o Dia da Árvore e celebra a preservação da mata ciliar. Por isso, a Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura de Lençóis Paulista promoverá uma série de eventos e ações de educação ambiental envolvendo a comunidade, em parceria com a rede municipal de ensino, escolas estaduais e particulares.

Na primeira ação do mês, a diretoria fará o plantio do 10º Pomar Comunitário, neste sábado, 2, em uma área verde localizada no Jardim Açaí I (Rua Anésia de Oliveira Lima), na divisa com o Jardim Europa. O plantio será realizado em parceria com a Pastoral da Família do Santuário da Piedade.

Na semana de 4 a 8 de setembro serão realizadas visitas ao Jardim Sensorial e Mini Zoológico de Esculturas, com turmas de educação infantil da rede municipal e da escola Cooperelp.

Também serão realizadas visitas técnicas de alunos da Etec “Cidade do Livro” ao Centro de Educação Ambiental da Estação Elevatória de Esgotos, e de Agentes Comunitários de Saúde, para que possam replicar as informações recebidas no CEA durante as visitas domiciliares.

As ações de educação ambiental incluem visitas a nascente municipal modelo, com alunos da Escola Estadual Professora Vera Braga Franco Giacomini e Escola Municipal Edwaldo Roque Bianchini, ambas do bairro Cecap, além da recuperação ambiental de uma nascente localizada no Jardim Príncipe, que também poderá receber alunos e a comunidade para que conheçam a importância da mata ciliar e da preservação de nascentes. Esta ação será apresentada para o Programa Município Verde Azul deste ano.

Já com a Escola Estadual Virgílio Capoani, a Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente desenvolverá, durante o mês de setembro, uma ação que envolve o plantio de mudas nativas dentro da escola para que os alunos do 6º ao 8º anos plantem mudas de árvores nativas do Cerrado.

Ainda serão promovidas as palestras “Preserve o Planeta Terra”, em parceria com o Rotary Club de Lençóis Paulista, visita à Usina de Reciclagem e ações de plantio de árvores na área rural, durante o “Dia de Campo” com empresas agrícolas.