Lençóis Paulista, 26 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Márcio França anuncia Univesp e Etecri para Lençóis
01/09/2017 09h08

Márcio França anuncia Univesp e Etecri para Lençóis

André Sasso, Cintia Duarte, Anderson Prado, Márcio França, Alexandre Bacalon, Neusa Carone, Manezinho e Silvia

Na manhã desta quinta-feira (31), o vice-governador do Estado de São Paulo, Márcio França, que também é Secretário de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, em cerimônia realizada na Etec Cidade do Livro anunciou a implantação de um polo da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) e também de uma unidade da Etecri (Escola de Técnicas de Economia Criativa) em Lençóis Paulista. A duas escolas vão funcionar em um prédio cedido pela Prefeitura de Lençóis, que será adaptado para essa finalidade. A expectativa é que as aulas comecem em janeiro de 2018.

A cerimônia contou com a presença do prefeito, Anderson Prado; da vice-prefeita, Cíntia Duarte; do presidente da Câmara Municipal, Manoel dos Santos Silva; do diretor do conselho técnico da Fundação Universidade Virtual do Estado de São Paulo, Ricardo Alexandre Almeida Bacalon; do diretor de Desenvolvimento, Geração de Emprego e Renda de Lençóis, André Paccola Sasso; da diretora de Educação, Neusa Carone, da diretora da Etec Cidade do Livro, que estava representando a superintendente do Centro Paula Souza, professora Laura Laganá e de vereadores de várias cidades da região e que também representavam a Frente Parlamentar que luta pelo asfaltamento da rodovia Osni Mateus (SP-261) entre Lençóis e Santa Bárbara.

O vice-governador destacou o crescimento da Univesp, que já é a maior universidade virtual do Brasil. Existem atualmente 100 polos físicos em todo estado de São Paulo, como esse que será instalado em Lençóis Paulista, que atendem atualmente 16.532 alunos. A universidade acaba de realizar vestibular com cerca de 80 mil inscritos, que disputaram as vagas para os cursos de Engenharia da Computação, Engenharia de Produção, Licenciatura em Matemática e o novo curso de Pedagogia. O início das atividades acadêmicas ocorreu no dia 21 de agosto. Segundo ele, a unidade de Lençóis Paulista deve oferecer 350 vagas em janeiro e outras 350 vagas em agosto de 2018.

Na Univesp, o aluno aprende de forma ativa. E isso acontece tanto em momentos on-line, como em encontros presenciais, nos chamados polos como o que será instalado em Lençóis Paulista em um prédio que será adaptado para essa finalidade. Grande parte do curso é realizada em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Trata-se de uma plataforma on-line na qual os estudantes desenvolvem atividades acadêmicas que incluem assistir a videoaulas, acessar material didático e bibliografia das disciplinas, e tirar dúvidas do conteúdo com tutores. Já os polos são espaços físicos onde os alunos contam com infraestrutura (computadores, impressoras e acesso à internet) e realizam atividades como provas, discussões em grupo e trabalhos orientados por tutores.

Criada em 2012 como a quarta universidade estadual paulista, a Univesp mantém parcerias com USP, Unesp, Unicamp e Centro Paula Souza para desenvolvimento do conteúdo e coordenação de seus cursos de graduação. Trata-se de uma Fundação mantida pelo Governo do Estado de São Paulo, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, com credenciamento como universidade pelo Conselho Estadual de Educação e pelo MEC para o oferecimento de cursos a distância. “Não importa se moram longe ou próximo aos grandes centros, ou regiões metropolitanas, os polos garantirão educação a distância, de qualidade para todos os mais de 16 mil alunos que estão matriculados atualmente. A expansão é um passo para a universalização do ensino superior”, ressaltou o vice-governador Márcio França.

O vice-governador em seu discurso também destacou a importância da Etecri (Escola de Técnicas de Economia Criativa), que terá em Lençóis Paulista sua sexta unidade no Estado de São Paulo. “A valorização da economia criativa é algo que está apenas começando no Brasil, mas que já é muito forte em diversos países na Europa. Com o desenvolvimento tecnológico muitas profissões atuais, que se baseiam na repetição, estão com os dias contados, por conta da substituição do trabalhador por uma máquina. Mas a máquina, o robô, não pode substituir o ser humano numa coisa: na criatividade. Portanto, a Etecri procura formar jovens a partir dos 16 anos em áreas que exigem criatividade, inovação. Em alguns países, o setor da economia criativa já é mais importante do ponto de vista financeiro, que os setores tradicionais”, disse.

Os cursos oferecidos pela Etecri geralmente têm duração de três meses e oferecem oportunidades nas áreas de mídias sociais, vitrinista, web design, moda, gastronomia, recreacionista e grafite. “Eu penso que a qualificação profissional é indispensável não apenas para estar apto para entrar no mercado de trabalho, como também empreender, ou seja, criar seu próprio negócio. Tanto em uma área como na outra é preciso estar preparado. Com a instalação desses dois polos em nossa cidade, isso certamente será favorecido. Tenho certeza que essa é uma grande conquista o povo de Lençóis Paulista e, por isso, agradeço nosso vice-governador e secretário de Desenvolvimento, que atendeu nossa demanda e tornou isso possível”, declarou o prefeito Anderson Prado.