Lençóis Paulista, 29 de Março de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Saúde vai zerar fila de cirurgias de cataratas
30/08/2017 11h04

Saúde vai zerar fila de cirurgias de cataratas

Ricardo Conti e Nardeli da Silva falam sobre o programa Fila Zero que vai realizar cerca de 100 cirurgias de catarata

O diretor de Saúde de Lençóis Paulista, Ricardo Conti, anunciou na segunda-feira (28) que a próxima etapa do programa Fila Zero vai atacar a fila de pessoas que aguardam uma cirurgia de catarata. De acordo com o diretor, cerca de 100 pessoas aguardam por este procedimento e começarão a ser chamadas já nesta semana. O investimento nesta etapa do programa será de aproximadamente R$ 140 mil. As cirurgias serão realizadas pelo Centro de Oftalmologia do Hospital Nossa Senhora da Piedade.

“Depois de realizarmos o Fila Zero das cirurgias gerais e também do ultrassom, agora vamos atacar a fila dos pacientes que aguardam uma cirurgia de catarata. Esse foi um pedido do vereador Nardeli da Silva, que tem forte atuação na área da saúde, e devido a grande demanda e qualidade de vida que uma simples cirurgia como essa garante para as pessoas, resolvemos atender”, declarou Ricardo Conti.

O vereador afirmou que essa realmente era uma demanda reprimida na cidade e que no longo prazo o investimento feito agora vai gerar economia aos cofres públicos. “Eu trabalho há muitos anos com essa doença, que é típica da idade, e posso dizer que essa etapa do Fila Zero vai garantir uma economia no futuro para a cidade. Porque voltando a enxergar, o idoso não vai cair e evitar uma internação ou uma cirurgia de bacia, fêmur, entre outras, que são muito mais caras. A catarata é uma das principais causas de quedas das pessoas dessa idade”, reforçou Nardeli, que parabenizou o diretor por atacar problema da cidade. “Algumas pessoas esperavam por uma cirurgia há muito tempo e, graças ao Fila Zero da Catarata, agora poderão ser atendidas”, completou.

As pessoas que estão aguardando na fila desse procedimento serão gradativamente chamadas para realizar uma primeira avaliação e checar a necessidade de realização de exames complementares. Depois disso, será marcada a cirurgia, que é um procedimento simples e que não exige internação.

Fila Zero

O programa Fila Zero foi lançado pelo Governo Municipal no início deste ano com o objetivo de atacar, por ordem, os principais programas da saúde pública de Lençóis Paulista. A primeira etapa realizou 64 cirurgias gerais. Alguns pacientes estavam nessa fila há mais de 2 anos. A segunda etapa, que ainda está em andamento, visa zerar a fila dos exames de ultrassom. Até agora já foram realizados mais de 400 exames dos 600 que estão previstos. Depois da etapa das cirurgias de catarata, o meta é atacar a fila das cirurgias ginecológicas que tem cerca de 130 mulheres aguardando algum tipo de procedimento.

“Evidentemente que o objetivo do programa é zerar a fila que existe hoje. Nós sabemos que a demanda é crescente e que a cada dia novos casos surgem, e que esses também precisarão ser atendidos. Mas o objetivo do Fila Zero é eliminar a demanda reprimida e fazer um trabalho, a partir de agora, para evitar que essas filas enormes voltem a se formar, o que dificulta muito o trabalho e o planejamento da Diretoria de Saúde”, explicou Conti.