Lençóis Paulista, 25 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Educação ambiental promove palestra educativa sobre combate à poluição
22/08/2017 11h21

Educação ambiental promove palestra educativa sobre combate à poluição

Crianças assistem palestra sobre combate à poluição

Para marcar o Dia de Combate à Poluição (14 de agosto), a diretoria de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura de Lençóis Paulista promove um ciclo de palestra para alunos dos 4º e 5º anos da Escola de Educação Fundamental Esperança de Oliveira. Os encontros ocorrem no Centro de Educação Ambiental e Espaço Cultural Cidade do Livro nos dias 22 e 23 de agosto, nos períodos da manhã e tarde.

A ação tem objetivo de realizar educação ambiental específica sobre o tema Combate à poluição, fixado por Lei Municipal nº 3976/2009 e Decreto nº 251/2010. Porém, as ações relativas ao tema são realizadas durante todo o mês de agosto e serão apresentadas no Programa Município Verde Azul (Ciclo 2017), segundo o educador ambiental da diretoria Helton Damacena.

“A palestra mostra a importância de se combater a poluição para a preservação e conservação do Meio Ambiente em que vivemos, com destaque para os diversos tipos de poluição, como por exemplo a poluição hídrica, atmosférica, do solo, poluição sonora, visual e os efeitos negativos para qualidade de vida e para a saúde humana. Também são abordadas medidas para o combate à poluição, como o serviço de saneamento básico que envolve o tratamento da água, esgoto e resíduos sólidos urbanos; as medidas de prevenção para as queimadas urbanas e florestais que afetam a qualidade do ar e a biodiversidade, bem como a necessidade da arborização das cidades. Já a poluição do solo expõe as potencialidades e fragilidades do uso do solo no que se refere às consequências negativas da poluição”, explicou o educador.

De acordo com Damacena, durante a apresentação são expostas a situação de Lençóis Paulista em relação a legislação municipal, logística reversa de diversos tipos de resíduos (pilhas e baterias, lâmpadas, pneus, eletrônicos, resíduos de saúde, entre outros) e, principalmente, sobre a importância da coleta seletiva municipal desenvolvida pela Cooprelp (Cooperativa de Reciclagem de Lençóis Paulista).

Nesta terça-feira 22, ao final da palestra os alunos participaram de um teste: ao sair do ambiente onde estavam passam por uma garrafa pet deixada propositalmente fora do cesto de lixo. A aluna Chaisla, do 4º ano A, percebeu o 'problema' e espontaneamente colocou a garrafa no local correto.

Os alunos também visitaram o acervo de educação Ambiental na biblioteca infantil. A ação tem apoio das diretorias de Cultura e Educação.