Lençóis Paulista, 20 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Alunos da ETEC plantam mudas do 8º Pomar Comunitário
08/08/2017 11h28

Alunos da ETEC plantam mudas do 8º Pomar Comunitário

Prefeito Prado e vice-prefeita Cíntia acompanharam alunos no plantio

Nesta terça-feira, 8, foi criado o maior Pomar Comunitário de Lençóis Paulista, o oitavo do projeto desenvolvido pela Diretoria de Meio Ambiente, desde o mês de abril. O prefeito Anderson Prado e a vice-prefeita Cíntia Duarte acompanharam o plantio no Jardim Ibaté, que teve a participação de 80 alunos da ETEC Cidade do Livro, sob orientação do diretor Claudemir Rocha Mio, da coordenadora Edéria Pereira, e de servidores da pasta. Também participaram os professores Diego (Matemática) e Luciana (Biologia).

Na área de cerca de 4 mil metros quadrados foram plantadas 80 mudas de 17 espécies, algumas de frutas conhecidas como manga, abacate e limão, e outras não tão populares como nespera, abiu, uvaia, lichia e atemoia.

Para os alunos do 1º e 3º anos do Ensino Médio, o prefeito Prado ressaltou a importância de seu envolvimento com a natureza como forma de compromisso com o futuro. “Atitudes como do projeto dos Pomares Comunitários são eficazes e eficientes para a sociedade em que vivemos e os jovens precisam disseminar este conhecimento. Daqui há 20 anos vocês vão se lembrar deste dia e espero que se lembrem também do seu papel na sociedade e mantenham o compromisso com o futuro, porque estão participando de um programa que vai mudar as gerações futuras”, disse o prefeito.

Os professores que acompanharam os alunos destacaram a importância da iniciativa para a aproximação dos jovens com a natureza. “Plantar árvores frutíferas é sempre bom e ocupar uma área ociosa em pomar também, mas tão importante é tirar os jovens da redoma da tecnologia”, disse o professor de Matemática. “É importante mostrar aos jovens a questão da sustentabilidade e de que é melhor fazer o plantio do que cortar uma árvore, além de dar opções de conhecimento fora do foco da tecnologia. Colocar a mão na massa é importante”, concluiu a professora Luciana.

Os outros Pomares Comunitários estão nos bairros Santa Terezinha, Núcleo Luiz Zillo, Cecap, Alfredo Guedes, Jardim Caju, Nova Lençóis e Jardim Itamaraty. O objetivo do projeto é criar 20 pomares em bairros diferentes da cidade até o final do ano.