Lençóis Paulista, 28 de Março de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Lençóis une forças para a criação do Plano Municipal de Educação
29/03/2011 14h49

Lençóis une forças para a criação do Plano Municipal de Educação

A Diretoria Municipal de Educação, em conjunto com outros setores ligados à área, está trabalhando na criação do Plano Municipal de Educação, como pede o Plano Nacional (PNE), instituído pela Lei número 10.172. Na tarde da sexta-feira, 25 de março, foi a vez de membros da DME se reunirem com outros setores ligados à Educação em Lençóis Paulista para explicar sobre a iniciativa.

Representantes de 17 entidades foram convidadas a participar do encontro: EE Dr. “Paulo Zillo”, EE “Profª Leonina Alves Coneglian”, EE “Profª Antonieta Grassi Malatrasi”, EE “Profª Vera Braga Franco Giacomini”, EE “Virgílio Copoani”, EE “Rubens Pietraróia”, Cooperelp (Cooperativa Educacional de Lençóis Paulista), Colégio Francisco Garrido, Facol, Colégio São José, Prevê Objetivo, Centro Municipal de Formação Profissional (CMFP), Senai, Cebrac, Instituto Ana Neri, Facinter (Faculdade Internacional de Curitiba) e ETEC de Lençóis Paulista.

Cada representante saiu do encontro com um dever de casa: discutir com os demais integrantes de suas respectivas entidades sobre o assunto para, na próxima reunião, apresentar propostas e sugestões. O próximo passo será reunir os gestores das escolas municipais para tratar do tema. Para a criação do Plano Municipal de Educação, a comunidade educacional se debruça nas diretrizes e metas do Plano Nacional 2011-2021.

A expectativa é que, até o final deste ano, Lençóis Paulista já conte com o seu Plano Municipal. Com ele, o município vislumbra, sobretudo, o estabelecimento de um planejamento duradouro no setor da Educação, com a intenção de garantir, no transcorrer de uma década, avanços em benefício de toda a sociedade.

“Em virtude de sua importância e diretrizes pensadas para todo o município, buscamos o envolvimento de toda a comunidade educacional. Sabemos que todos têm informações e posições muito valiosas e queremos estudá-las juntos, de maneira democrática, para criar o plano mais condizente com o ideal e a realidade da Educação em Lençóis Paulista”, diz o diretor de Educação, Luiz Eduardo Conti.

Diretrizes do PNE 2011-2021

1 – erradicação do analfabetismo;

2 –universalização do atendimento escolar;

3 – superação das desigualdades educacionais;

4 – melhoria da qualidade de ensino;

5 – formação para o trabalho;

6 – promoção de sustentabilidade sócio ambiental;

7 – promoção humanística, científica e tecnológica do País;

8 – estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos em educação como proporção do produto interno bruto;

9 – valorização dos profissionais da Educação;

10- difusão dos princípios da equidade, do respeito à diversidade e da gestão democrática da educação.