Lençóis Paulista, 28 de Março de 2024
Você esta em: Home / Notícias / ​ Lençóis Paulista terá Escola de Construção Civil
04/08/2017 12h02

​ Lençóis Paulista terá Escola de Construção Civil

Convênio foi firmado entre a primeira Dama do Estado, Lu Alckmin, e a presidente do Fundo Municipal, Cíntia Duarte

A vice-prefeita e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Lençóis Paulista, Cíntia Duarte, participou nesta quinta-feira, 4, em Bauru, de um encontro com a primeira-dama do Estado, Lu Alckmin, quando foram assinados convênios para implantação de projetos sociais nos municípios da região de Bauru, Araraquara e Marília. Ao todo, representantes de 118 municípios participaram e 271 convênios foram assinados em cerimônia realizada no auditório da USC (Universidade do Sagrado Coração). A diretora do Centro Municipal de Formação Profissional Ideval Paccola, Priscila Orsi Moretto Boarato, acompanhou a vice-prefeita, assim como interlocutores das diretorias de Saúde, Educação e CMFP.

Lençóis Paulista contará com o projeto Escola de Construção Civil, direcionado para a capacitação, ou requalificação profissional, que possibilitem a inclusão ou melhor colocação no mercado de trabalho. Em Lençóis, será desenvolvido o segmento de assentador de pisos e azulejos. O curso tem duração de 80 horas e é destinado às pessoas com mais de 18 anos, não sendo necessária escolaridade mínima.

Para os alunos destes cursos há laboratórios para aulas práticas com espaços que reproduzem os ambientes de trabalho. O Fundo Social de Solidariedade do Estado é responsável pelos custos de manutenção do projeto, enquanto o município se responsabiliza em destinar o local para realização das aulas.

Em entrevista à imprensa que acompanhava o evento, a primeira-dama destacou a importância para as famílias beneficiadas diretamente pelos cursos: “Na sua maioria, os convênios privilegiam aqueles que estão desempregados. E a gente vê sair dos nossos cursos pessoas qualificadas. Deus deu inteligência para todos, mas muitos não tiveram a oportunidade”, finaliza.

Além do curso Escola de Construção Civil, Lençóis Paulista já pleiteou e aguarda a confirmação também dos cursos de Escola da Moda e Escola da Beleza, além do projeto Horta Educativa, que tem como objetivo fortalecer o trabalho educacional voltado à formação de valores sociais, culturais e alimentares, compatíveis com a preservação da cultura do país, do meio ambiente e da promoção de hábitos alimentares saudáveis, através da implantação de hortas educativas. O objetivo é ensinar, mesclando aulas teóricas e práticas, conceitos de Educação Ambiental, Nutricional e Valorização do Meio Rural via Horticultura. A duração do projeto é de um ano.

“Estamos em busca de projetos e ações que possam reverter, de forma concreta e duradoura, a situação social de famílias carentes de Lençóis Paulista. E esses projetos do Fundo Social do estado têm esse poder, especialmente, através da parceria com as demais diretorias municipais”, definiu Cíntia, e acrescentou, “através do Fundo temos a oportunidade de dar o curso às pessoas e através desses cursos resgatar sua autoestima, permitindo que sonhem novamente e através desse sonho possam ter renda e melhorar a vida de suas famílias”, concluiu.