Lençóis Paulista, 28 de Março de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Em reunião do Comdema, diretor anuncia Pomar Comunitário dos Jogos Regionais
25/07/2017 11h25

Em reunião do Comdema, diretor anuncia Pomar Comunitário dos Jogos Regionais

Reunião foi realizada no Centro Municipal de Formação Profissional

O Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente) se reuniu no dia 21 para debater diversos assuntos relacionados ao meio ambiente, inclusive as próximas ações do Programa Município Verde Azul, do projeto Nascer Sustentável, que será lançado em breve pela Prefeitura de Lençóis Paulista, através da diretoria de Meio Ambiente, além do cronograma dos próximos plantios do projeto Pomares Comunitários.

Na pauta da reunião estavam ainda a indicação de um membro do Comdema para compor o Conselho Municipal de Saneamento, e a indicação da coordenadora Éderia Pereira Gomes foi aceita pelos membros; a apresentação prévia do Guia de Arborização Urbana do município, que está em elaboração; apresentação dos centros e espaços voltados para Educação Ambiental de Lençóis Paulista, que gerou o agendamento de uma visita ao Centro de Educação Ambiental da Estação Elevatória de Esgoto, e o uso de recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente.

Os membros puderam analisar e fazer sugestões à Resolução do Comdema que cria o Programa Nascer Sustentável e que vem sendo elaborada pela diretoria de Meio Ambiente. O Nascer Sustentável é um programa de Educação Ambiental que tem por objetivo doar mudas de árvores frutíferas para cada criança nascida no município, mais especificamente na maternidade Angelina Zillo localizada no Hospital Nossa Senhora da Piedade. O Programa é viabilizado por meio de parceria entre a Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista, diretoria de Agricultura e Meio Ambiente e Hospital Nossa Senhora da Piedade.

O interlocutor do PMVA em Lençóis Paulista, Helton Damacena, esclareceu aos participantes os novos prazos e método de trabalho do Programa, sendo que foi realizada nos dias 10 e 11 de julho uma supercapacitação em Salto-SP com participação de mais de 300 municípios. O prazo final de entrega dos documentos para a 2ª pré-certificação se encerra em 7 de agosto 2017 e o evento de pré-certificação está previsto para o dia 22 de setembro no município de Rio Claro-SP. Com os documentos e ações já apresentados na 1ª pré-certificação ocorrida em junho, Lençóis Paulista já superou a meta de 50 pontos para a próxima fase, totalizando 54,50 pontos em uma escala de 0 a 100 pontos. A terceira e última etapa se encerra em outubro com meta de 80 pontos e a certificação final e oficial deverá ocorrer em dezembro.

Sobre os pomares comunitários, o diretor de Meio Ambiente Claudemir Rocha Mio informou que para marcar os Jogos Regionais, que estão sendo realizados em Lençóis Paulista, cada delegação participante receberá mudas de árvores frutíferas que serão plantadas por um representante em um local designado no Jardim Itamaraty, previsto para o próximo dia 27 de julho.

Atualmente, Lençóis Paulista possui seis pomares implantados e três áreas prontas para receberem o plantio. As próximas serão no Jardim Ibaté e no Jardim Carolina, onde será criado um pomar e uma horta comunitária.