Lençóis Paulista, 25 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Meio Ambiente lança Disk Denúncia para inibir crimes ambientais
18/07/2017 12h08

Meio Ambiente lança Disk Denúncia para inibir crimes ambientais

Equipes da varrição de ruas fizeram a limpeza da área

A Diretoria de Meio Ambiente da Prefeitura de Lençóis Paulista lançou nesta terça-feira, 18, o Disk Denúncia Ambiental, canal pelo qual a população pode fazer denúncias sobre despejos irregulares de qualquer tipo em locais inadequados da cidade. No mesmo dia, como parte das ações de limpeza em áreas públicas, equipes da diretoria estiveram na Área de Preservação Ambiental (APA) localizada ao longo da Rua Ana Maria Machado, no Jardim Itapuã, de onde foi retirada uma grande quantidade de lixo.

O contato para denúncias pelo novo serviço criado pode ser feito através do número (14) 99819.4934, através de ligação telefônica ou envio de mensagem pelo serviço de WhatsApp. O objetivo é que a população ajude a fiscalizar ainda práticas como manutenção de mato alto em terrenos, corte irregular de árvores, queimadas, entre outros.

A ação faz parte da cooperação que a diretoria espera ter com a população na fiscalização das diversas formas de agressão ao meio ambiente, pela qual já haviam sido instaladas placas avisando que o despejo de lixo e entulho em áreas irregulares é crime, passível de multa. “Contamos com a colaboração da população para que denuncie qualquer prática ilegal, mas também que todos tenham consciência e não cometam mais este crime”, disse o diretor de Meio Ambiente Claudemir Rocha Mio.

Limpeza

A limpeza na APA do Jardim Itapuã foi realizada após várias reclamações de moradores próximos. Quando as equipes chegaram no local encontraram dois homens que, aparentemente, permaneceriam na área, inclusive durante a noite. Devido à exaltação de um deles, com a chegada das equipes de limpeza uma viatura da Polícia Militar foi acionada para acompanhar o trabalho, feito em meio à mata. Foram retirados móveis velhos, madeira, material reciclável como plástico e papelão, e muito lixo diversificado.

O diretor, que acompanhou o trabalho, lamentou a quantidade de entulho e restos de construção encontrados no terreno que deve ser preservado pela população. “Encontramos entulho aqui e isso é uma pena, pois trata-se de uma área que precisa ser preservada. Espero que as pessoas se conscientizem e não joguem mais entulho no local”, comentou o diretor.