Lençóis Paulista, 25 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Município amplia ações enquanto obra de canil é concluída
03/07/2017 14h12

Município amplia ações enquanto obra de canil é concluída

A coordenadora de proteção animal, Milena Mileski

Enquanto é concluída a obra de construção do novo prédio, o canil municipal de Lençóis Paulista mantém o atendimento já oferecido à população, além de ampliar os serviços voltados à causa animal, como a averiguação de maus tratos, que passou a ser feita este ano, após a criação da Coordenadoria de Proteção Animal.

Em caso de denúncia de maus tratos, o veterinário Ighor Godoy Morales é quem faz as verificações, sempre às sextas-feiras, porém ele mantém atendimento na sede do canil, em dias e horários alternados com a também veterinária Keila Regina Gomes, o que proporciona 100% de cobertura médica no local para o atendimento às pessoas que procuram o canil, seja para atendimento ou agendamento de castração.

O canil municipal funciona das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h. O veterinário Ighor atende as terças e quintas-feiras, das 8h às 11h, e a médica Keila, as segundas, quartas e sextas-feiras, das 13h às 16h30. Nos demais dias e horários, os profissionais permanecem no canil com serviços e atendimento internos, como a realização das cirurgias.

“O canil não fica nenhum dia sem atendimento veterinário, quando não tem no período da manhã, tem à tarde e vice-versa. Os veterinários estão lá todos os dias, mas reservam alguns horários para atendimento ao público e outros para realizar as castrações ou medicar e cuidar dos animais internos”, explicou a coordenadora de Saúde Animal, Milena Montanholi Mileski.

Sobre a verificação de denúncias, a coordenadora ressaltou que este é um serviço que nunca foi feito pela prefeitura. “Todas as denúncias são verificadas, mas se houver um caso mais grave, o veterinário averígua com a urgência necessária, mesmo em dia ou horário diferentes. O veterinário é o melhor agente para fiscalizar. Constatando qualquer problema, ele notifica o dono do animal e caso o problema voltar a ocorrer é feita nova análise e o dono pode ser multado, enquadrado na Lei Municipal dos Maus Tratos”, alertou.

Toda a atuação da coordenadoria e do canil é respaldada em leis municipais, estaduais e federais.

A coordenadora explica ainda que o abrigamento de animais no canil é limitado ao número de baias, de acordo com o que determina a legislação, e por isso segue critérios como recolhimento de cadelas e gatas prenhas, animais doentes ou atropelados e filhotes.

Canil novo e projetos

A previsão é que a obra do novo canil esteja concluída até setembro, já que o andamento foi atrapalhado pela chuva. O uso do novo espaço está entre os planos para o segundo semestre da coordenadoria, que inclui a tabulação dos dados do Censo Animal, que já tem cerca de 70% aplicados, e a realização de uma Feira de Adoção. “A partir do Censo poderemos pensar em políticas públicas específicas, especialmente sobre castração. Quanto à feira de adoção, esta será a primeira realizada pela prefeitura. Estamos pensando em incentivar a adoção de filhotes de cães e gatos para que possamos abrir vagas. Atualmente, a média é de cinco a seis adoções por mês. Os animais são doados já castrados, vacinados e vermifugados”.

Mas, Milena também destaca a intenção de promover ações de conscientização sobre posse responsável nos bairros e escolas do município, além do projeto de castração de animais comunitários. “Comunitário é o animal que não tem dono definido, mas todos cuidam. Ele estabelece uma relação no local onde reside. Não é desamparado, por isso o cadastro é necessário, para que estes animais sejam castrados e vacinados através do serviço do canil”, explicou.