Lençóis Paulista, 20 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Vacinação contra gripe vai até dia 7: férias é momento de atualizar carteirinha
30/06/2017 16h43

Vacinação contra gripe vai até dia 7: férias é momento de atualizar carteirinha

Pais podem aproveitar férias escolares para atualizar carteirinha dos filhos

Foi prorrogada por mais uma semana a vacinação contra a gripe A, por isso todas as unidades de Saúde da rede municipal continuam oferecendo a proteção contra o vírus Influenza até o dia 7 de julho.

Desde o dia 5 de junho, a vacina está liberada para toda população lençoense, além dos grupos que eram considerados prioritários (crianças, idosos, pessoas com doenças crônicas, gestantes, puérperas e professores). Para se vacinar é preciso procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa, no caso de adultos portando a carteira de vacinação, caso ainda possua.

Até o dia 28, 15.673 pessoas haviam sido vacinadas, o que representa 82% da população estimada para a cobertura vacinal.

De acordo com o serviço de Vigilância Epidemiológica da Diretoria de Saúde, até o dia 28 de junho o público com maior cobertura contra a doença eram os idosos, com 81% de vacinação. Dos 6.749 idosos da população estimada para esta faixa de idade, 5.463 já haviam procurado pela vacina. Também os trabalhadores da área de Saúde tinham vacinação acima de 80%.

Entre os demais grupos haviam sido vacinadas 1.944 crianças (50%), 357 gestantes (50%), 73 mulheres que deram à luz recentemente (62%), 534 professores e 6.921 pessoas com comorbidades (106%).

A Influenza, comumente conhecida como gripe, é uma doença viral febril, aguda e geralmente benigna. Frequentemente é caracterizada por início abrupto dos sintomas, que são febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, mialgia e anorexia, assim como sintomas respiratórios com tosse seca, dor de garganta e coriza. A infecção geralmente dura 1 semana e com os sintomas sistêmicos persistindo por alguns dias, sendo a febre o mais importante.

Em Lençóis Paulista, uma criança de cinco ano é até agora o único paciente confirmado com a gripe A este ano. O paciente ficou internado no Hospital Nossa Senhora da Piedade até o dia 8 de junho, passou por tratamento com Tamiflu e foi liberado.

Hepatite B

O Ministério da Saúde liberou a vacina de Hepatite B para todas as idades (antes era para pessoas até 49 anos), e como as crianças já têm a vacina contra a doença no seu calendário básico fornecido pela rede pública de Saúde, a Vigilância Epidemiológica quer incentivar os adultos jovens e mais velhos para que procurem um Posto de Saúde para receber a dose contra a doença.

A Vigilância também está incentivando os pais para aproveitarem as férias escolares e colocar a vacinação dos filhos em dia. A imunização pode ser feita contra o HPV, em meninos 11 a 14 anos e meninas 9 a 14 anos, e contra a Meningite C, para meninos e meninas de 12 e 13 anos, novas vacinas disponibilizadas, mas também contra todas s que estiveram faltando no calendário.