Lençóis Paulista, 26 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / BMOL é destaque em matéria do Conselho de Biblioteconomia
23/06/2017 15h40

BMOL é destaque em matéria do Conselho de Biblioteconomia

Área interna da BMOL que atende em média 200 pessoas por dia

A Biblioteca Municipal Orígenes Lessa foi destaque nesta semana, em publicação online produzida pelo Conselho Regional de Biblioteconomia (8ª Região). A Série Bibliotecas do Estado de São Paulo – Lençóis Paulista guarda uma riqueza destaca as instalações, projetos e ações, lembrando que a BMOL possui hoje um acervo de mais de 150 mil livros, sendo referência no Centro Oeste Paulista.

A Série lembra que as doações feitas pelo patrono e imortal Orígenes Lessa junto aos seus amigos escritores e pela comunidade foram fundamentais para o crescimento da biblioteca.

A bibliotecária Jane Maria Mozaner de Mello, lembra que hoje a Biblioteca Municipal “Orígenes Lessa” atende em média 200 pessoas por dia, totalizando um atendimento anual de cerca de 36.000 usuários entre pesquisa local, retiradas de materiais e solicitações de pesquisa via internet, oferece exposições; boletim eletrônico informando os usuários e a comunidade sobre novas aquisições, ranking dos livros mais retirados e mantém um canal aberto para a publicação de sugestões de leituras enviadas pelos leitores; “Feira de Troca” ação reconhecida pelo Programa Nacional do Livro e da Leitura (PNLL) como um dos 50 projetos nacionais que melhor promovem o incentivo à leitura e democratização do acesso aos livros.

“Contamos hoje com 3 bibliotecas ramais, 2 pontos de leituras e 5 geladeirotecas. Temos informatizado em nosso acervo cerca de 134.500 livros falta informatizar mais ou menos uns 10 mil. Além do nosso Espaço Cultural onde ficam as nossas obras raras especiais e únicas, onde deve ter mais ou menos uns 10 mil livros também. Temos um acervo de troca em torno de 10 mil livros, a sala funciona periodicamente das 8hs às 11hs e das 13hs as 16hs de segunda a sexta feira. Todos os livros são expostos no nosso Festival do Livro que acontece anualmente entre Outubro e Novembro”, comenta a bibliotecária.

Serviço

A Biblioteca Orígenes Lessa fica na Rua Geraldo pereira de Barros, 43, Praça Comendador José Zillo (Concha Acústica). O horário de funcionamento é de segunda a sexta das 8hs às 21hs e aos sábados das 8hs às 17hs.