Lençóis Paulista, 25 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Ampliada faixa etária para vacinação contra HPV
23/06/2017 09h15

Ampliada faixa etária para vacinação contra HPV

Meninos com idade a partir de 11 anos já podem ser vacinados

O Ministério da Saúde ampliou a faixa de idade para vacinação contra o vírus HPV em meninos. A partir deste mês, podem ser imunizados garotos com idade entre 11 e 14 anos. A alteração consta do Calendário Nacional de Vacinação.

Até a mudança eram vacinados meninos de 12 e 13 anos, e meninas entre 9 e 11 anos. Para o Ministério, a ampliação fortalece as ações de Saúde da população masculina e possibilita a prevenção de câncer de pênis, anus, orofaringe e verrugas genitais. “Ressaltando que a vacinação em meninos contribui para o aumento da proteção também nas meninas, impactando nas próximas décadas o perfil epidemiológico das infecções atribuídas ao vírus HPV em ambos os sexos”, afirmou em nota a Coordenadoria do Programa Nacional de Imunizações, do Governo Federal.

A vacinação contra o HPV entre meninos foi estabelecida em janeiro deste ano. Em Lençóis foram vacinados entre os meses de janeiro e maio, 209 garotos e 246 garotas.

De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica da diretoria de Saúde, Adriana Aparecida de Santana, como a vacinação faz parte da rotina de imunizações da rede básica de Saúde, os jovens devem procurar, acompanhados dos pais, os postos de saúde mais próximos de suas casas, portando um documento pessoal, especialmente a Carteira de Vacinação caso ainda possuam.