Lençóis Paulista, 29 de Março de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Parceria entre CMFP e Rotary traz Projeto Octo para Lençóis
12/06/2017 08h40

Parceria entre CMFP e Rotary traz Projeto Octo para Lençóis

Polvinhos de crochê produzidos por alunos e voluntários do CMFP em parceria com o Rotary Club Cidade do Livro

Uma parceria recentemente firmada entre o Centro Municipal de Formação Profissional Prefeito Ideval Paccola e o Rotary Club Cidade do Livro, beneficiará diretamente os recém-nascidos da maternidade do Hospital Nossa Senhora da Piedade.

Um vídeo exclusivo sobre o projeto foi gravado no início desta semana e está disponível no Youtube com a participação da Diretora do CMFP, Priscila Orsi Moretto Boarato; a presidente do Rotary Club Cidade do Livro, Bel Lini; enfermeira coordenadora do berçário do HNSP, Bruna Luísa de Oliveira; o enfermeiro responsável técnico do hospital, Carlos Eduardo Bueno do Amaral; e Joyce Baptistella Boaventura, agente administrativa do Centro Municipal de Formação Profissional.

A agente Joyce comentou que o Projeto Octo, que estava sendo lançado, tem como origem a Dinamarca, onde apresentou os primeiros resultados interessantes. O projeto consiste em colocar à disposição dos recém-nascidos polvinhos (polvo) confeccionados em crochê, que devido a sua textura e os tentáculos, que lembram o útero e o cordão umbilical, fazem com que o bebê se sinta mais confortável, abreviando seu tempo na maternidade.

Ao tomar conhecimento do projeto, a diretora Priscila Boarato procurou o hospital local colocando o Centro à disposição para confecção de polvinhos em suas aulas de bordado e crochê, que são ministradas pela professora Rose. No entanto, para custear o projeto havia necessidade de novo parceiro, e foi então que surgiu o Rotary Cidade do Livro, que tem como presidente Bel Lini. A receptividade não poderia ser melhor, e com projeto em mãos Lini disse que o Clube promoveria eventos para investir na causa, especialmente na compra de material necessário. Além disso, o clube de serviços deverá montar uma equipe de voluntárias para apoiar na confecção dos polvinhos, com orientação do CMFP.

Bruna, coordenadora do berçário, comentou que com o projeto os bebês recém-nascidos se beneficiaram com o trabalho, sobretudo no período de recuperação, quando estão longe de suas mães. A ideia é colocar os polvinhos à disposição dos bebês que necessitem de incubadora por algum tempo.

Junto ao projeto dos polvinhos surgiu a ideia de se confeccionar toucas para todos os bebês. Carlos, que é enfermeiro, explicou que os bebês devem ser mantidos aquecidos após o parto e que a touca é muito importante. A presidente do Rotary disse que o clube também buscará recursos para esse fim. “Nós estamos muito felizes em poder participar desse projeto, o Projeto Octo, que é uma ação simples, mas com uma utilidade tão grande para os recém-nascidos”, comentou Bel Lini.

A diretora Priscila Boarato explicou que a ideia é montar duas turmas de voluntárias, para uma sessão mensal de trabalho cada, sendo uma na quarta-feira à tarde, das13h30 às 16h30, e outra em uma quinta-feira, das 19h às 22h.

As pessoas interessadas em participar como voluntárias do Projeto Octo deverão entrar em contato com o CMFP pelo telefone 3269 3598.