Lençóis Paulista, 20 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Lençóis Paulista é bem certificada no Programa Município Verde Azul
09/06/2017 14h13

Lençóis Paulista é bem certificada no Programa Município Verde Azul

Após o anúncio, o Secretário de Meio Ambiente, ao lado da vice-prefeita Cíntia, anunciou que virá a Lençóis Paulista em breve

Lençóis Paulista recebeu uma ótima nota na certificação do programa Município Verde Azul, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, durante cerimônia realizada na quinta-feira, 8, no auditório do Centro Municipal de Formação Pedagógica, de Mogi das Cruzes. Esta foi a primeira certificação do ano e o município de Lençóis Paulista recebeu a nota 54,50 na avaliação que tinha nota mínima de 25 pontos.

A comitiva lençoense contou com a vice-prefeita Cíntia Duarte, que representou o prefeito Anderson Prado, o diretor de Agricultura e Meio Ambiente, Claudemir Rocha Mio, a vereadora Irani Gorgônio e o interlocutor do programa na cidade, Helton Damacena de Souza. O evento teve a participação do Secretário de Estado do Meio Ambiente, Ricardo Salles; Secretário de Estado de Saneamento e Recursos Hídricos, Benedito Braga; presidente da Associação Paulista de Municípios, Carlos Alberto Cruz Filho, e o coordenador do Programa Município Verde Azul, José Walter Figueiredo Silva.

A boa avaliação do PMVA demonstra, na avaliação do diretor Claudemir, que as ações desenvolvidas pelo Meio Ambiente estão no caminho certo. “A certificação mantém o município na condição de que está trabalhando da forma correta pelo meio ambiente. Nossa finalidade é desenvolver um trabalho que reverta em qualidade de vida para a população, colocar nossa cidade no caminho correto em relação a tudo, inclusive o meio ambiente. Por isso, a importância da certificação, que faz com que o selo do PMVA possa ser utilizado pela prefeitura e por empresas do município, abrindo portas em outros setores do governo. Este é um trabalho longo e delicado, que leva anos para mostrar os resultados, mas isso vem acontecendo e estamos trabalhando sério para isso, para aplicar todas as melhores ações ligadas ao meio ambiente em Lençóis Paulista”, disse o diretor.

Nesta primeira pré-certificação, a avaliação dos municípios foi feita em uma escala de 0 a 100 pontos. Os trabalhos e tarefas a serem cumpridos pelo programa são realizados e coordenados pelos interlocutores, porém, segundo Helton Damascena, envolvem ações de diversas diretorias da prefeitura, além do apoio do Poder Legislativo. “Por isso, é de suma importância o envolvimento de todos neste programa que visa descentralizar a gestão ambiental no Estado de São Paulo, fazendo com que cada município tenha sua agenda ambiental na administração pública”, destacou Helton.

As tarefas e ações realizadas são apresentadas por meio de arquivos comprobatórios referentes às 10 diretivas do programa, sendo: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Arborização Urbana, Qualidade do Ar, Gestão das Águas, Esgoto Tratado, Uso do Solo e Resíduos Sólidos. Durante o evento, também foi apresentado um ranking por diretiva e Lençóis Paulista se destacou nos itens Município Sustentável e Conselho Ambiental.

As ações que ainda estão pendentes de análise devem ser trabalhadas pelos municípios paulistas e apresentadas até o dia 7 de agosto, para a segunda pré-certificação com nota mínima de 50 pontos, prevista para o dia 22 de setembro. Já na última etapa os documentos devem ser apresentados até o dia 9 de outubro como nota mínima de 80 pontos para a certificação oficial e final do ciclo 2017, que ocorrerá em dezembro.

O primeiro resultado prático da avaliação é a garantia de que o município receberá da Secretaria de Meio Ambiente equipamento, ou implemento, que deve ser indicado pela própria diretoria, para contribuir da melhor forma possível com os trabalhos realizados.

A vice-prefeita Cíntia Duarte parabenizou o trabalho realizado pela diretoria de Meio Ambiente, que resultou na boa pontuação. “Para mim foi muito gratificante representar o prefeito e toda a cidade nesse evento. Ficamos na expectativa da divulgação do resultado e quando foi anunciado o nome de Lençóis e logo após a pontuação, tivemos a alegria de perceber que estamos no caminho certo. Parabenizo toda a equipe do Meio Ambiente pelos resultados e já começamos a pensar e trabalhar pela próxima etapa”, comentou Cíntia.