Lençóis Paulista, 20 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Presidente da Defesa Civil e Brigada Antifogo participam de treinamento em Bauru
07/06/2017 14h54

Ao todo, 28 municípios participaram da oficina e capacitação

Nesta terça-feira, 6, a Defesa Civil de Lençóis Paulista participou, na sede da Ordem dos Advogados de Bauru, da Oficina Operação Estiagem promovida pela Casa Militar e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil. A Coronel da Polícia Militar Helena dos Santos Reis, secretária-chefe da Casa Militar e Coordenadora Estadual de Defesa Civil, participou do evento.

O presidente da Defesa Civil de Lençóis Paulista, Capitão PM Juliano Xavier, fez o treinamento juntamente aos servidores da prefeitura municipal, indicados para compor a Brigada Municipal Antifogo.

Para 2017, a capacitação se dividiu em parte administrativa, que abordou temas como: palestra institucional do Sistema Estadual de Defesa Civil; formação regional de brigadistas e acionamento; Operação Corta Fogo, que abrange ações de prevenção, controle, monitoramento e combate de incêndios florestais; situação do aedes aegypti na região; ações conjuntas entre Polícia Ambiental e Prefeitura, além de parte teórica e prática do Plano de Contingência Municipal. Já na parte prática da capacitação, os participantes receberam orientações sobre a importância da formação de brigadistas e acionamento.

O próximo passo a ser seguido será Lençóis Paulista aderir à Operação Corta-fogo, nomear os membros que compõem a Brigada Municipal e instituir a ação por lei municipal. As ações são importantes também para pontuar Lençóis Paulista junto às ações do Programa Município Verde Azul.

O encontro reuniu 28 municípios da região e teve o apoio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Policiamento Ambiental e Corpo de Bombeiros.