Lençóis Paulista, 25 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Geladeirotecas estimulam leitura e troca de livros
06/06/2017 14h20

Geladeirotecas estimulam leitura e troca de livros

Geladeiroteca está instalada ao lado do Açai do Lago

O Parque do Povo é o mais novo espaço para a literatura e a troca de livros em Lençóis Paulista. Localizado ao lado do Açai do Lago, o projeto Geladeiroteca, desenvolvido pela Diretoria de Cultura, disponibiliza obras para as pessoas que utilizam o espaço para atividades físicas.

A iniciativa busca estimular o prazer pela leitura, disseminando o acesso de obras aos usuários de toda a comunidade. “As geladeirotecas são geladeiras personalizadas; mas ao contrário de armazenarem comida, possuem livros. Todas as obras são fruto de doações para a Biblioteca Orígenes Lessa”, explica a bibliotecária Jane Maria Mozaner de Mello, responsável pela BMOL e seus ramais.

Além do Parque do Povo, as geladeirotecas estão instaladas nas unidades de saúde. Enquanto aguarda o atendimento, o paciente/leitor pode retirar seu livro no espaço, sem necessidade de cadastro ou prazo de devolução. Os usuários podem retirar uma obra e efetuar a doação de outra. “Essa troca possibilita o acesso das pessoas aos diferentes estilos de literatura, disseminando a leitura e o conhecimento”, completa Jane.

Atualmente as geladeirotecas estão distribuídas nas Unidades do Ambulatório de Especialidades “Doutor Antônio Tedesco”, na avenida Brasil; Estratégia de Saúde da Família “Doutor José Nege” (Vila Cruzeiro/São João); Estratégia de Saúde da Família “Carlos Alberto Baptistella” (Vila Maria Cristina), Estratégia de Saúde da Família “Antônio Benedetti” (Jardim Monte Azul).