Lençóis Paulista, 25 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Em semana especial, Meio Ambiente lança programa Pomar Comunitário
31/05/2017 16h17

Em semana especial, Meio Ambiente lança programa Pomar Comunitário

O primeiro Pomar Comunitário foi criado em uma área do jardim Santa Terezinha

A diretoria de Agricultura e Meio Ambiente definiu uma programação especial para a Semana do Meio Ambiente, que será comemorada entre os dias 5 e 10 de junho. O programa destaca a preocupação da administração municipal em fortalecer a arborização da cidade. Como mostra disso, nessa semana a diretoria vai lançar oficialmente o programa Pomar Comunitário, que visa plantar árvores frutíferas em diversos pontos da cidade.

“Com os pomares queremos recuperar a arborização da cidade, mas de forma a envolver a comunidade, que pode se comprometer em preservar os pomares, até que eles deem frutos para o consumo da própria população das regiões onde forem criados. Queremos criar espaços que sejam de todos”, explicou o diretor de Meio Ambiente Claudemir da Rocha Mio.

A proposta é implantar “Pomares Comunitários” em todas as regiões da cidade. O primeiro foi criado em uma área pública do jardim Santa Terezinha, em parceria com o Lion Clube, e durante a Semana do Meio Ambiente serão criados outros cinco.

Na segunda-feira, 5, será instalado o pomar do bairro Núcleo Luiz Zillo, em uma área da rua Mauro Chitto, esquina com a rua Américo Nelli. O plantio das mudas de árvores frutíferas terá início às 9h30.

Na quarta-feira, 7, na Cecap, a partir das 8h30, será implantado outro pomar em uma área na esquina entre as ruas Paulo Dantas com Carlos Drummond de Andrade.

No dia 9, sexta-feira, é a vez do plantio ser feito em Alfredo Guedes. O pomar será criado em uma área da rua Antenor Pedro Longo, também às 8h30.

E no dia 10, sábado, também às 8h30, haverá o plantio de árvores frutíferas no pomar comunitário do jardim Caju. A área que receberá o pomar fica na avenida Lázaro Brígido Dutra, em frente a ETEC.

Exposição

A programação da Semana do Meio Ambiente inclui ainda a exposição de trabalhos da oficina “Comitiva de Arte Digital”, projeto apoiado pelo Grupo Lwart, através da Lei de Incentivo à Cultura. A exposição será feita a partir das 9h30, na escola municipal de ensino fundamental Guiomar Fortunata Coneglian Borcat, do Jardim Caju. O projeto Comitiva Arte Digital leva a estudantes do 8º e 9º anos, das escolas do município, a oportunidade de conhecer, aprender e criar arte na sua mais nova forma: a digital.

Pelo projeto, os alunos aprendem a produzir materiais gráficos (banner, cartazes e folhetos), a fazer produção de web rádio, áudios e podcasts e vídeos. Os melhores trabalhos serão divulgados em rádios e jornais da cidade durante o mês de junho.

Palestras junto a escolas das redes públicas e particulares de Lençóis Paulista também estão previstas dentro da programação especial.